MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Família muda para casa com abrigo antiatómico da Guerra Fria 11 Setembro 2020

Quantos milhares de quilómetros separam a ex-União Soviética e a cidade de Tucson, Arizona, a norte do Estado mexicano de Sonora? Sem mais, responder-se-á que os dez mil km são suficientes para tornar inimaginável o risco de ser atingida por um míssil do arqui-inimigo nos anos de 1960. Mas os habitantes de Tucson armando-se contra o improvável construíram abrigos atómicos insuspeitos, a dez metros ao fundo de cada casa.

EUA: Família muda para casa com abrigo antiatómico da Guerra Fria

A descoberta do primeiro desses abrigos deu-se com a compra de uma casa num bairro suburbano e tranquilo de Tucson. O novo dono, John Sims, guiado por um plano de construção no arquivo da cidade e um detetor de metal, chegou ao bunker que o primeiro dono mandara construir em 1961.

Nesse ano, tinha arrancado, na periferia da cidade do Arizona, a construção da Base Titan, com 18 mísseis direcionados para a União Soviética. O complexo construído na administração Kennedy acaba de ser desmantelado durante a atual presidência.

Em 1961 a vizinhança dos altos silos (fotos a preto e branco) tornou provável a ameaça de um míssil vindo de longe, no mínimo os dez mil quilómetros que distam entre Moscovo e Tucson, Arizona.

Casa com bónus a reconstruir

John Sims diz-se "muito satisfeito" com este inesperado bónus, "um tesouro histórico", que veio com a casa. Agora tem muito com que se entreter no seu bairro suburbano e tranquilo de Tucson.

Fontes: Stampa/Daily Mail/Tuscon Times. Fotos: O bunker da casa de Sims descobriu com a ajuda de um detetor de metal e um plano de construção arquivado. O bunker da Casa Branca (2à foto, ao alto).

Link: https://www.dailymail.co.uk/news/article-3348525/.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project