A Semana

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Ghislaine Maxwell "é culpada do hediondo crime de tráfico de menores" punível com 40 anos de cadeia 30 Dezembro 2021

O veredicto, que pode dar quarenta anos de prisão, chegou esta quarta-feira 29, após cinco dias de deliberações do júri de doze pessoas em Nova Iorque. A ’socialite’ britânica Ghislaine Maxwell, em prisão preventiva desde julho de 2020, é culpada de recrutar e traficar menores para Jeffrey Epstein, que se suicidou na prisão em agosto de 2019.

EUA: Ghislaine Maxwell

"A Justiça hoje está a ser feita", disse Carolyn, que aos catorze anos foi recrutada por Ghislaine através de Virginia Roberts, a principal acusadora do caso Epstein. Segundo o modus operandi da rede de recrutamento dirigida pela socialite, as recrutadas — aliciadas com dinheiro, prendas, promessas de bolsas de estudo e de inserção no mundo das celebridades — passavam a recrutadoras, como ficou provado em tribunal.

O tribunal condenou a filha do magnata checo-britânico Maxwell por cinco crimes, cometidos em benefício do magnata financeiro Jeffrey Epstein, seu antigo namorado e amigo de sempre. São: tráfico de menores para abuso sexual punível com 40 anos de prisão, transporte de menores com intenção de atividade sexual criminal punível com 10 anos de prisão, conspiração para transportar menores com intenção de atividade sexual criminal punível com 05 anos de prisão, conspiração para aliciar menores a viagens com intenção de cometer atos sexuais ilegais punível com 05 anos de prisão, conspiração para cometer tráfico sexual de menores punível com 05 anos de prisão.

O tribunal ilibou-a da sexta acusação — aliciamento de menores a viagens com intenção de cometer atos sexuais ilegais punível com 05 anos de prisão.

À leitura da sentença "a socialite não mostrou qualquer sinal de emoção", reporta a imprensa da referência. A sua equipa de defesa pouco depois confirmou que iam apresentar recurso.

"Ghislaine Maxwell nunca mais poderá ter a oportunidade de tirar algo a alguém. Ela estará do outro lado da liberdade", disse Teresa Helm, uma das vítimas de Jeffrey Epstein, à BBC. "Estou feliz e grata pela coragem das vítimas que lutaram para este resultado".

"O júri foi unânime na condenação de Ghislaine Maxwell por um dos piores crimes, que é ajudar e participar no abuso sexual de crianças", disse a Procuradoria-Geral de Nova Iorque em comunicado à imprensa no mesmo dia.

Faltou ao depoimento em tribunal e uma semana depois esteve na boda de Chelsea Clinton

Ghislaine tinha de depor em tribunal mas no dia anterior voltou para a Inglaterra alegando que ia despedir-se da mãe moribunda.

Na semana seguinte aparecia nas fotos da boda de Chelsea Clinton, em 2010. Desde pelo menos 2003, o nome de Ghislaine aparecia associado ao do pedófilo condenado Epstein.

Os Clinton fazem parte da lista de celebridades — como o príncipe André, filho da Rainha Isabel II, também acusado de participar na rede — que Ghislaine apresentou a Epstein, segundo foi dito em tribunal.

£15m subtraídos às vítimas

Ghislaine Maxwell transferiu para a conta do marido quinze milhões de libras, cerca de dois milhões de contos. A manobra visa proteger essa parte da fortuna dela de ser reclamada pelas vítimas de Epstein, segundo a imprensa britânica.

Em dezembro de 2000, Scott Borgerson, com quem Ghislaine se casou aos 55 anos em 2016, aparece a oferecer a fiança de $28,5 milhões, c. de 2,7 milhões de contos — que o tribunal recusou.

— -

Fontes: BBC/N Y Tmes/... Relacionado: Divórcio dos Gates tem fator Epstein — Melinda expõe Bill, 14.mai.021; EUA: Corrida presidencial 2020 afetada pelo escândalo Epstein? - Amigo de Trump e Clinton detido sábado suscita questão, 07.jul.019; Israel: Legislativas repetidas em setembro, adversários armam-se – Netanyahu usa escândalo Epstein contra Barak, 30.jul.019; Foto inédita do Papa a abençoar Epstein e Ghislaine em 2003, 26.nov.021; Suicídio na prisão de Epstein, amigo ’incómodo’ de Trump e Clinton, 11.ago.019; "Porquê a Casa Real britânica investiga Meghan e não André?" — Entrevista "do século" expõe profundo mal-estar, 09.mar.021; Reino Unido: Filho da Rainha Isabel II envolto em escândalo Epstein afasta-se para não a prejudicar, 21.nov.019. Foto apresentada em tribunal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project