INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Histórica 1ª queixa por difamação de Trump ao Supremo contra ’New York Times’ 28 Fevereiro 2020

Esta quarta-feira, 26, a organização ’Donald J. Trump para Presidente’ entregou, no Supremo Tribunal de Nova Iorque, uma queixa contra o diário novaiorquino ’New York Times’. Em causa, um artigo de opinião publicado há onze meses, em março último, que referia um acordo entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o candidato Donald Trump em 2016.

EUA: Histórica 1ª queixa por difamação de Trump ao Supremo contra ’New York Times’

É a primeira vez que o presidente aciona o tribunal contra o New York Times, órgão de imprensa contra o qual tem investido desde o início da sua primeira campanha presidencial em 2015.

A queixa elenca as declarações tidas como difamatórias no artigo de opinião publicado em 27 de março do ano passado, assinado por Max Frankel, diretor-executivo do diário novaiorquino entre 1986 e 1994.

Uma: "A equipa de campanha de Trump e Vladimir Putin (…) tinham um acordo na generalidade: ajudar a derrubar Hillary Clinton, em troca de uma nova política pró-ussa", escreveu Max Frankel.

A queixa assinada pelo advogado Charles Harder, que em nenhum momento refere que se tratava de um artigo de opinião, considera que "ao publicar estas afirmações, o Times sabia muito bem que não correspondiam à verdade".

A decisão de levar o New York Times a tribunal — num processo que envolve um pedido de indemnização de dez milhões de dólares — justifica-se "pelo facto" de que "a orientação extrema do Times e a hostilidade contra a equipa de campanha deTrump" visam "influenciar de modo impróprio a eleição presidencial de novembro de 2020".

Manchete nos ’media’ internacionais, mas não no New York Times

A primeira página dos diários de referência (ver infra) trazem a notícia histórica sobre o processo de difamação. Mais tinta a correr sobre o "Escândalo da colusão russa" na campanha presidencial de 2016.

A excepção é mesmo a primeira página do diário novaiorquino, nesta quinta-feira, 27 com notícias e rubricas outras, sobre Trump. Mas só após uma quarta busca se encontra uma referência ao processo judicial.

Fontes: AFP/ Le Monde /Times of Israel / RTL/Newsweek/Daily Mail/. Foto (AP): Os presidentes Putin e Trump na cimeira do G20 em Hamburgo, julho de 2017. LS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project