"É com muita tristeza que comunico a todos que a amavam, e havia muitos, que Ivana Trump morreu em sua casa em Nova Iorque", publicou o ex-presidente Donald Trump na Truth Social sobre a primeira esposa.
Segundo as (outras) fontes da referência, a mãe de Don Jr., Ivanka e Eric sucumbiu a um ataque cardíaco, ontem no regresso dum jantar e foi encontrada ao fundo das escadas do prédio onde residia em Manhattan, centro de Nova Iorque.
Do comunismo para o capitalismo. Ivana Marie Zelníčková nasceu na República Socialista da Tchecoslováquia em 1949. No seu país trabalhou como modelo e foi como modelo e atleta de esqui que aos 23 anos emigrou para a América. Primeiro entrou no Canadá com o primeiro marido, o austríaco Alfred Winklmayr (com quem casou em 1971 e de quem se divorciou em 1973). Em 1973, entrou nos EUA.
Esquiadora olímpica? Numa das suas biografias, Donald Trump, o segundo de quatro maridos de Ivana, escreve que ela esteve na equipa checoslovaca de esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sapporo, Japão em 1972 — mas a investigação jornalística ao longo dos últimos anos provou que nem Ivana Marie Zelníčková nem Ivana Winklmayr constam nos registos olímpicos.
Fontes: NYPost/ Sky News/... Fotos: Ivana com os três filhos que teve com Donald Trump. "Esquiadora olímpica" é título sem confirmação, mas ao longo dos anos a modelo e empresária Ivana enche páginas como esquiadora glamorosa. O obituário refere que a vice-presidente do Grupo Trump é chorada pela "mãe, três filhos e dez netos".