INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Kamala 1ª mulher com poder presidencial — Biden transferiu poder 20 Novembro 2021

Kamala Harris faz história de novo ao tornar-se a primeira mulher com poder presidencial. Mas só por um prazo muito curto, o tempo necessário para o presidente Biden se submeter a um ato médico com anestesia.

EUA: Kamala  1ª mulher com poder presidencial — Biden transferiu poder

A presidência da vice-presidente teve oitenta e cinco minutos de duração. Entra para a história esta transferência de poder do POTUS-presidente dos Estados Unidos, mas também a sua curta duração ditada pelo médico da Casa Branca que certificou que o presidente está de boa saúde.

"O Presidente Biden continua a ser o homem saudável, vigoroso aos 78 anos, que está em boa forma para executar com sucesso os deveres da Presidência", concluiu assim o Dr. Kevin O’Conner o seu relatório de seis-páginas.

O procedimento médico incluiu uma colonoscopia que requeria anestesia. Esta a razão para a transferência de poder, como manda a Constituição.

Irritação na garganta e marcha oscilante

O médico oficial da Casa Branca apesar do ’boletim limpo’ regista no seu relatório de seis-páginas que Joe Biden apresenta duas condições que requerem acompanhamento.

Uma o frequente ato de pigarrear durante os discursos, que deve resultar de uma irritação na garganta e obriga a um ligeiro tossir para limpar a região. A causa tanto pode ser um edema (inchaço), a presença de catarro ou substâncias irritantes.

A outra é a marcha oscilante que Biden apresenta por vezes, e que parece estar a piorar. O médico oficial da Casa Branca regista que "um exame neurológico extremamente minucioso deu garantias de que não existe qualquer doença no sistema neurológico central ou no cerebelo, tais como esclerose, trombose, ataque cardíaco, esclerose lateral ou Parkinson".

O médico regista ainda que os exames realizados às cordas vocais e à região gástrica e do esófago levaram-no a descartar a presença de pólipos, tumores ou outras anomalias em relação com o pigarro. Dai o Dr. Kevin O’Conner avançar que o ato incomodativo deve estar relacionado com sintomas pontuais de "refluxo gastroesofágico".

Fontes: Sky News/CNN/Times of India/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project