INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Massacres do fim de semana "são por causa dos videojogos"diz Trump "em mais uma manobra distratora" 08 Agosto 2019

O presidente Donald Trump disse que "o racismo e o supremacismo têm de desaparecer", mas o que sobressai é a condenação presidencial — no discurso esperado pela morte de mais de trinta pessoas nos massacres em El Paso e Ohio no sábado, 3 e domingo, 4 — a ’culpar os videojogos’ entendida como "mais uma manobra que distrai dos verdadeiros problemas".

EUA: Massacres do fim de semana

Os videojogos fazem “a glorificação da violência”, diz o presidente esta segunda-feira, dia seguinte ao tiroteio que matou sete pessoas no Ohio e dois dias após a morte de vinte e duas pessoas em El Paso, Texas, massacre perpetrado por um alegado ‘supremacista branco’ visando a comunidade hispânica.

“É fácil a um jovem perturbado” — a doemça mental está a ser avançada no caso do assassino de 21 anos já detido — ser "influenciado pelos videogames”, diz ainda Donald Trump no vídeo online.

Como se esperava, o presidente apoiado pelos supremacistas brancos refere-se ao papel do ódio racial, incluindo o destilado pela "supremacia branca".

Mas ao contrário do esperado, Trump nada disse sobre ações e sobretudo fez uma análise ligeira da situação, já que deixou de fora o importante fator que é a NRA, a associação de defesa do porte de armas cujo lobby é forte na América seja quem for que esteja no poder.

Há pois esse fator esquecido, mais importante que os três fatores acabados de apontar pelo presidente “cuja retórica tem inflamado os supremacistas brancos”, segundo os seus críticos vindos tanto de entre os democratas como de entre alguns republicanos – como comprovam vários editoriais e outros artigos online esta terça e quarta-feira, 7.
— -
Fontes: Referidas. Foto(Getty): Casa Branca, 2ª fª, 5.ago, o presidente discursa sobre os tiroteios da véspera e antevéspera, ao lado do vice-presidente.
Links: https://www.washingtonpost.com, We worked to defeat the Islamic State. White nationalist terrorism is an equal threat. By John R. Allen and Brett McGurk; https://www.nytimes.com/2019/08/05/sports/trump-violent-video-games-studies.html; https://www.forbes.com/sites/lisettevoytko/2019/08/05/trump-blames-video-games-for-shootings-but-research-doesnt-support-that/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project