Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Morreu Katherine Johnson, a matemática que levou o homem à lua 26 Fevereiro 2020

A matemática afroamericana Katherine Johnson, responsável pelos cálculos na base da operação Apollo 11, que levou o homem à lua, morreu, esta segunda-feira,24, aos 101 anos, revela o Euronews que cita fontes da NASA e as agências EFE / AFP.

EUA: Morreu Katherine Johnson, a matemática que levou o homem à lua

A brilhante matemática esteve também por trás dos números que fixaram a trajetória do primeiro norte-americano no espaço: Alan Shepard, em 1961.

E quando a NASA começou a recorrer a computadores, como na operação que levou John Glenn a orbitar a Terra, em 1962, foi a Katherine Johnson que pediram para confirmar os cálculos das máquinas.

A sua história foi já retratada em Hollywood pelo filme ’Elementos Secretos’, de 2016, e nem o ex-presidente norte-americano Barack Obama deixou de a homenagear, em 2015, entregando-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade, refere a fonte referida.

Sua trajetória durante a corrida espacial e a missão Apollo 11 é retratada no filme indicado ao Oscar Estrelas Além do Tempo, de 2016. Dirigido por Theodore Melfi, o longa é inspirado no livro Hidden Figures, de Margot Lee Shetterly, e conta a história de Katherine e sua equipe de mulheres negras na NASA.

Segundo uma publicação do administrador da NASA, Jim Bridenstine, em sua conta pessoal no Twitter, “Nossa família Nasa está triste ao saber da notícia de que Katherine Johnson faleceu esta manh (,24/02), aos 101 anos. Ela foi uma heroína da América e seu legado pioneiro nunca será esquecido”, fez questão de sublinhar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project