SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Finka Pé de Cabo Verde nos EUA: Mulheres partilham histórias de sobrevivência em exposição da MAPS sobre violência doméstica 04 Outubro 2018

A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) vai marcar o Mês de Consciencialização sobre Violência Doméstica, comemorado em outubro, com vários eventos, incluindo uma exposição de fotografia intitulada “Olhares Interiores”, no dia 26 de outubro de 2018, às 5pm no seu escritório de Cambridge (1046 Cambridge Street, Cambridge, MA) - Boston, EUA. A Finka Pé, organização de mulheres cabo-verdianas, vai participar nas actividades junto das homólogas do mundo lusófono.

 Finka Pé de Cabo Verde nos EUA: Mulheres partilham histórias de sobrevivência em exposição da MAPS sobre violência doméstica

Segundo a organização, a mostra vai contar com várias fotografias da autoria das mulheres do grupo de apoio para vítimas de violência doméstica da MAPS, e vai destacar as suas jornadas de vítimas a sobreviventes. O evento, aberto à comunidade lusófona e não só, vai também incluir um coquetel de receção e um pequeno mercado de artesanato, que vai ser o primeiro passo para a criação de uma cooperativa que ajudará estas mulheres a alcançar independência financeira.

“Frequentemente, um dos maiores obstáculos que as vítimas enfrentam é a dependência financeira,” disse Dulce Ferreira, MA, Diretora do Programa de Violência Doméstica e Abuso Sexual da MAPS. “Ganhar independência financeira é um passo fundamental para o processo de recuperação, e por isso queremos apoiar esta iniciativa destas mulheres, e simultaneamente reforçar esta mensagem junto da comunidade», acrescenta a fonte referida.

Eventos comunitários

Para além desta exposição, a equipa da MAPS anuncia que vai também participar em vários eventos comunitários. No dia 12 de outubro, às 6pm, no escritório de Dorchester da organização (1 Stoughton Street), o Grupo de Mulheres Cabo Verdianas “Finka Pé” promove o seu evento anual “Wear Purple”. Os/as participantes serão encorajados a usar roupa de cor roxa – a cor do movimento Feminista – e a participar numa discussão sobre violência doméstica e formas de apoiar a comunidade e alertar para a importância do tema.

Mas as acções contra Violência Baseada no Género não ficam por aí. Em resposta a um convite da escola de Allston Approach International Student Center, a MAPS informa que irá promover, a partir do dia 15 de outubro, uma semana de apresentações sobre violência doméstica. Tal como nos anos anteriores, a mesma orgnizção vai fazer parte dos eventos organizados pelo Consulado-Geral do Brasil em Boston, incluindo uma conversa sobre Autoestima e Empoderamento no dia 13 de outubro às 6pm no New England Community Center (810 Washington St., 3, Stoughton MA). Um treino para profissionais de saúde e beleza no Consulado (175 Purchase St., Boston) no dia 15 de outubro, entre as 2 e as 5pm, e uma conversa sobre Família e Relacionamentos Saudáveis no dia 17 de outubro, às 6:30pm, no Grupo Mulher Brasileira (697 Cambridge St., Brighton MA), são outras das actividades programadas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project