INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Provável candidata em 2024, Nikki Haley: "Trump não concorrerá de novo, a queda foi enorme" 14 Fevereiro 2021

A ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU, que a imprensa israelita aponta como favorita dos republicanos israelo-descendentes na próxima corrida à Casa Branca, tem a certeza de que o presidente Trump que ela sempre apoiou "não concorrerá de novo". Críticos lembram, todavia, o que ela disse há duas semanas: "Trump não teve influência na invasão ao Senado, como os democratas querem fazer crer".

EUA: Provável candidata  em 2024, Nikki Haley:

Nikki Haley, de 49 anos, voltou a criticar Tump em Televive (foto) na semana em que decorria o processo de ’impeachment’ que Trump venceu (por 57-43, em vez dos 67-33 necessários aos democratas).

"Enganou-nos". Esta e outras críticas semelhantes afastam Nikki Haley de Trump, de quem foi fiel apoiante e que continua a ser um "amigo querido". Segundo ela, o ponto de viragem deu-se quando o presidente recusou aceitar a derrota e apoiou uma insurreição sem precedentes na história da democracia.

Uma nova atitude que cria novas oportunidades no seio do Partido Republicano à ex-governadora da Carolina do Sul. Designadamente e a crer na imprensa do Estado de Israel, a indiano-descendente pode vir a ser para os republicanos israelo-descendentes a candidata preferida. Afinal, como lembra este domingo, 14, o Jerusalem Post, ela tornou-se "estrela" no Estado de Israel quando como embaixadora nas Nações Unidas proferiu a célebre sentença: "Vamos anotar os nomes dos países que não votam com os Estados Unidos em favor de Israel".

O atual afastamento da linha Trump estaria todavia a ser preparado quando a indiano-descendente Nimrata Nikki Randhawa Haley — de pais da etnia sikh do Punjab — fez o inesperado pedido de demissão do cargo de embaixadora dos Estados Unidos na ONU (Embaixadora dos Estados Unidos na ONU surpreende com demissão, mas Trump conta com ela, 10.out.018).


Duas faces, dizem críticos

Mas entre os republicanos, críticos não esquecem que, há apenas duas semanas, Hailey — a primeira governadora (2011-2017) entre 119 governadores da história da Carolina do Sul — disse na Fox News que "Trump não teve influência na invasão ao Senado, como os democratas querem fazer crer".

Politólogos especulam que os críticos de Nikki Haley, em especial entre os republicanos pró-Israel, poderão então vir a escolher em 2024 a candidata Ivanka Trump, um nome de que se fala há meses (Ivanka Trump "a" primeira presidente se depender do lobby judaico, 22.out.020).

Embaixadora ’levou 128 países a desafiar 1ª potência’

Uma semana antes do Natal de 2017, a embaixadora Nikki dirigiu mensagens formais e via Twitter a exortar os países-membros da ONU a apoiar a mudança da embaixada americana de Telavive para Jerusalém.

Nessas missivas, informava-se que "o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá pessoalmente à votação de quinta-feira na Assembleia Geral da ONU sobre sua decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e estará atento à postura de cada país".

Cabo Verde esteve entre os que se abstiveram. A maioria, 128 países, votou contra. Um desafio, pois, à potência americana e ao seu apoio ao Estado de Israel.

Haley expressou-se nos seguintes termos: "Nas Nações Unidas, pedem-nos constantemente que façamos mais e que dêmos mais. Por isso, quando tomamos uma decisão, por vontade dos americanos, sobre onde localizarmos a nossa embaixada, não esperamos que aqueles que ajudámos nos coloquem como alvo.

Fontes: Times of Israel/Outras referidas. Relacionado: Investigação a viagens de Nikki Haley pedida na véspera da demissão, 10.out.018; EUA: Dina Powell recusa lugar de Nikki Haley, 18.out.018. Fotos (AP/Jerusalem Post: Indefectível apoiante de Trump durante os últimos cinco anos, Hailey começou a criticá-lo publicamente há duas semanas. Estrela em Israel, Nikki Hailey foi na sexta-feira, 12, a convidada de honra num evento que o Centro de Combate às Toxicodependências realizou no Museu de Arte de Telavive.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project