Convidados, como todos os anos, destacam-se os Estados Unidos e a China. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro chinês Li Qiang deixou recados sobre a necessidade de evitar confrontos. Mensagens subliminares à tríade EUA-Japão-Coreia do Sul.
Biden ausente da 43ª cimeira ASEAN está a ser apontado como um erro, dado o interesse dos Estados Unidos nos temas quentes da agenda. Um, a situação na Birmânia, suspensa da organização devido às sucessivas derivas antidemocráticas. A última foi o golpe de Estado que depôs a líder Suu Kyi. Outro é a agenda do Mar do Sul da China 2026 — zona estratégica cujo domínio a China reclama.
Kamala Harris, que está a participar na cimeira anual em representação do presidente Biden, participa na mesa-redonda com os dois representantes das nações mais desafiadoras da primeira potência: Sergey Lavrov pela Rússia e o chinês Li Qiang.
A um ano da eleição presidencial, a vulnerabilidade da vice-presidente perante Trump tem vindo a ser apontada em sucessivas sondagens. A sua popularidade é inferior à do presidente Biden, em um ponto percentual. Suficiente para sofrer uma derrota democrática.
Timor Leste está para cumprir um dos critérios menos exigentes
A ASEAN-Associação de Nações do Sudeste Asiático fundada em Banguecoque/Bangkok, Tailândia, em 1967, é uma organização intergovernamental de 10 países do Sudeste Asiático: Brunei Darussalam, Camboja, Indonésia, República Democrática do Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname.
Esses dez países têm uma população total de 662 milhões de pessoas e um PIB-Produto Interno Bruto combinado de US$ 3,2 biliões.
A ambição de Timor-Leste em integrar essa comunidade tem ainda pela frente obstáculos, como ficou explicitado hoje.
Desta cimeira saiu a recomendação de que o país lusófono deve procurar cumprir primeiro um dos critérios menos exigentes de adesão à associação regional.
Em concreto, segundo o relatório de avaliação da implementação por Timor-Leste do Roteiro de Adesão, a ASEAN recomenda como primeiro passo "proceder à construção das instalações necessárias logo que possível, uma vez que tal contribuiria para mais um passo no cumprimento de todos os sete critérios do Roteiro", sublinha o documento do Secretariado da ASEAN.
Fontes: AP/ NY Post/Reuters/ ASEAN.org/Japan Times/... Fotos (Getty/AP/...): Kamala Harris afinal está mais vulnerável que Biden com 81 anos em novembro. Assento vazio da Birmânia nesta cimeira da ASEAN.