Eleanor Rosalynn Smith Carter e James ’Jimmy’ Carter, com 77 anos de matrimónio, formaram o casal mais longevo da presidência norte-americana.
Rosalynn Carter destacou-se nos longos decénios pós-presidência ao lado do marido como defensores dos Direitos Humanos.
O caso Mary Prince — que em 1979 deixou o nome de Mary Fitzpatrick ao divorciar-se — é demonstrativo do combate pelos direitos humanos que o casal realizou. James Carter em 2005 no livro Os nossos valores em perigo: A Crise Moral da América, apresentou a ama da Casa Branca condenada à prisão perpétua como um exemplo dos perigos do racismo e da pena capital.
Sobrevivem à quadragésima-primeira primeira-dama Rosslynn Carter o ex-presidente Carter, de 99 anos, os quatro filhos, Jack, Jeff, Chip e Amy, onze netos — contavam-se doze, até à morte em 2015 de Jeremy Carter, de 28 anos, por ataque cardíaco —, bem como, catorze bisnetos.
Fontes: N Y Times/Atlanta-Jornal/...Arquivos online. Relacionado: A ama da Casa Branca condenada à prisão perpétua, 14.nov.019. Fotos: O casal Carter em 2023. Há 52 anos Rosalynn Carter não hesitou em entregar a única filha, Amy, aos cuidados de Mary Fitzpatrick, condenada à prisão perpétua por homicídio. O ex-presidente Jimmy Carter, nas suas memórias em 2007, escreve sobre a ama que entrou ao serviço dos Carter em 1971, quando ele era governador da Geórgia. Rosalynn ajudou-a no processo para o seu caso ser reexaminado e, em 1979, a ama foi inocentada.
.