BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA destinam 52,2 MME em três anos para África 12 Dezembro 2022

Os Estados Unidos da América (EUA) “destinarão 55 mil milhões de dólares (55 mil milhões de euros) para África”, disse hoje a Casa Branca, antes de Joe Biden receber muitos líderes do continente para uma cimeira em Washington.

EUA destinam 52,2 MME em três anos para África

Jake Sullivan, assessor de segurança nacional do presidente norte-americano, indicou que esses fundos serão destinados ao longo de três anos essencialmente para a área da saúde e para a resposta às mudanças climáticas, mas sem detalhar a sua origem ou forma de distribuição.

Haverá "uma verdadeira mobilização de recursos em torno de objetivos concretos", disse, indicando que os detalhes serão revelados nos próximos dias.

"Se compararmos o que os Estados Unidos prometem para os próximos três anos com o que outros países prometem, acho que a comparação é muito favorável para nós", disse Jake Sullivan.

O assessor assegurou que este financiamento, e mais genericamente o compromisso norte-americano, não estaria ligado à atitude dos países africanos face à guerra na Ucrânia, numa altura em que muitos se recusam a condenar abertamente a Rússia.

"Não estamos a apontar uma arma à cabeça de ninguém" a esse respeito, disse o assessor de Joe Biden.

A cimeira EUA-África, que decorrerá em Washington a partir de amanhã e que durará três dias deve reavivar as relações dos Estados Unidos com o continente africano, colocada em suspenso pelo ex-presidente Donald Trump, num momento em que China e Rússia avançam com seus peões na região.

Este é o segundo encontro do género, depois de uma primeira edição realizada em 2014. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project