ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA quer zerar exportações de petróleo do Irão, com sanções a países compradores 27 Abril 2019

Os países que importam o petróleo iraniano não terão mais isenções a partir de 2 de maio, anunciou esta semana a Casa Branca. A intenção é mesmo "zerar" as exportações do produto que faz entrar mais divisas no Irão.

EUA quer zerar exportações de petróleo do Irão, com sanções a países compradores

"O Irão não esteve à espera duma decisão, ou da sua falta, por parte dos Estados Unidos para exportar petróleo", reagiu uma fonte junto do governo iraniano citada pela agência noticiosa Tasnim.

As autoridades de Teerão dizem que estão preparadas para qualquer tentativa dos Estados Unidos, pois "são muitos anos de experiência que temos em analisar todos os cenários possíveis e as condições para continuar a exportar o nosso petróleo", segundo a mesma fonte.

"Garantimos que com sanções ou não vamos continuar a produzir para exportar e a exportação iraniana de petróleo nunca vai chegar a zero, a não ser que o governo iraniano decidisse assim".

Fechar o Estreito de Hormuz

A mesma fonte afirmou que se se efetivarem as sanções, o Irão poderá vir a fechar o Estreito de Hormuz, no Golfo Pérsico, por forma a impedir o trânsito dos petroleiros.

Fontes: Reuters/Tasnim/Le Monde/Financial Time. Foto: Plataforma petrolífera de Soroush, Irão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project