ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Economia e ciberataques: Poly Net contrata hacker que lhe roubou $600 milhões — Biden pede a empresas de tecnologia ajuda "Vocês têm o poder, a capacidade e a responsabilidade para reforçar a segurança cibernética" 26 Agosto 2021

Esta quarta-feira o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reunido com CEOs das tecnológicas pediu que colaborem para reforçar a segurança contra os ciberataques. Cada vez mais frequentes, destaca-se o que é o maior roubo de sempre no mundo das criptomoedas, protagonizado por um pirata informático.

Economia e ciberataques: Poly Net contrata hacker que lhe roubou $600 milhões — Biden pede a empresas de tecnologia ajuda

A empresa lesada, a plataforma Poly Network, escreveu uma carta ao ’hacker’, a informá-lo do ’recorde’ — dos seiscentos milhões de dólares, 56 milhões de contos — e da necessidade de dialogarem para arranjar uma solução.

O hacker, sem responder diretamente, começou por devolver à plataforma apenas metade do valor roubado.

Segundo escreveu a Poly Network numa publicação do seu blog, "embora não tenhamos recebido uma resposta positiva do Sr. White Hat, ainda assim cumprimos a nossa promessa e creditamos 160 ETH [criptomoeda Ethereum]" equivalente a meio milhão de dólares.

O pirata informático — diante desses 500 mil dólares, a título de recompensa por ter encontrado o bug/vírus — decidiu devolver o montante total.

A empresa refere que também ofereceu um emprego ao hacker. "Para expressar os nossos agradecimentos e encorajar o Sr. White Hat a continuar a contribuir para o avanço da segurança no mundo do blockchain junto com a Poly Network, convidamos o Sr. White Hat para ser o Consultor-Chefe de Segurança da Poly Network".

Esta é uma prática relativamente comum no mundo da cibersegurança, em que as empresas, cita-se mesmo o Facebook, pagam a hackers para tentarem quebrar os seus sistemas e encontrar bugs. Se dúvidas houvesse, veja-se o site hackerpeople que oferece serviços diversos para quem precisa e securizar conteúdos.

Ainda na semana passada, a rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para "identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores".

Fontes: CNBC/Poly.network/WSJ//CNN. Fotos (Getty): Logótipo da plataforma de criptomoeda Poly Network. O presidente Joe Biden em reunião hoje com executivos-chefes das tecnológicas pediu mais proatividade ao setor privado para reforçar a segurança cibernética e acompanhar o ritmo das ameaças designadamente a sistemas como oleodutos e o fornecimento de energia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project