INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Edil japonês que mordeu medalha olímpica é de novo notícia no 1º caso da variante Mu 05 Setembro 2021

A foto de Takashi Kawamura, presidente do município de Nagoya, a morder a medalha de ouro da atleta de softball Miu Goto durante um ato solene no município em 4 de agosto correu mundo. Este mês, Kawamura — que pagou três salários de multa para pôr fim às críticas ao "ato desrespeitoso" para com a atleta e "insensível" em tempos de Covid — é notícia por ter testado positivo à doença do coronavírus no dia em que o Japão ultrapassa um milhão e meio de casos e regista o primeiro caso da variante Mu.

Edil japonês que mordeu medalha olímpica é de novo notícia no 1º caso da variante Mu

É notícia no Japão o primeiro caso da nova variante do coronavírus, Mu (Mu é a décima-segunda letra grega-lê-se: miú), registado hoje, no dia seguinte ao anúncio da OMS sobre a sua "alta transmissibilidade" e "resistência às vacinas existentes".

A nova variante Mu também designada B.1.621 foi primeiro identificada na Colômbia. A OMS alertou que está presente já em vários países sul-americanos e alguns europeus.

Os media japoneses destacam ainda nesta quinta-feira, 2, que o presidente do município de Nagoya, Takashi Kawamura — muito criticado há um mês pelo seu protagonismo num ato contraproducente diante das medidas de prevenção contra a Covid —, testou positivo à doença.

Vacinação com Moderna suspensa

Esta segunda-feira, a biotecnológica americana produtora da vacina Moderna esclareceu, após terem sido detetadas partículas de metal nas vacinas adquiridas pelo Japão, que os níveis da substância não constituem perigo.

O Japão suspendeu a vacina enquanto procura obter mais informações sobre o caso da vacina contaminada, bem como esclarecer as mortes de duas pessoas inoculadas com a vacina dos Estados Unidos.

Fontes: Japan Times/OMS/Times of Tokyo/CNN. Foto (Kyodo): A foto em agosto. Um mês depois, o Edil testa positivo à Covid — noticiam os media japoneses no dia em que o Japão ultrapassa um milhão e meio de casos e mais de 16 mil óbitos.

— -

Nota: Mu é a décima-segunda letra grega (lê-se: miú). As variantes do coronavírus, além de denominações científicas com símbolos numéricos, agora também são designadas por letras do alfabeto grego. A lista atualizada da OMS regista as variantes confirmadas em circulação: Alpha/Alfa (B.1.1.7 do Reino Unido), Beta (B.1.351 da África do Sul), Gama (P1, em vez de B.1.1.28.1 do Amazonas-Brasil), Delta (B.1.617.2 da Índia), Kappa (B.1.617.1 da Índia-Nepal) e a nova Mu. Diversas outras circulam mas não são classificadas como VOC-variantes de interesse pela sua periculosidade.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project