ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Educação: Dez alunos a nível nacional disputam em Setembro concurso de conhecimento inter-liceus 23 Julho 2022

Dez alunos do 10º de escolaridade vão disputar, a nível nacional, a 25 de Setembro, a final do concurso de conhecimento inter-liceus, previsto inicialmente para este sábado, no Auditório Nacional na Praia, promovido pelo Académico Games.

Educação: Dez alunos a nível nacional disputam em Setembro concurso de conhecimento inter-liceus

O concurso começou em Fevereiro de 2022, nesta que é a primeira edição, e por sua abrangência nacional, conforme disse à Inforpress, o mentor deste projeto, Jamir Martins, quis que todas as escolas participassem com um aluno designado por cada turma do 10º ano dos liceus das diferentes ilhas.

A seleção, contou, cabia à diretora de turma podendo também ser feita por meio de votação interna por parte dos seus colegas.

O objectivo é, segundo este responsável, promover a educação e o ensino em forma de uma proposta “inovadora, dinâmica, e descentralizada,” apesar de observar que projetos do tipo são geralmente realizados localmente, tendo em conta “muitas dificuldades” por causa da insularidade do País.

“Mas sabemos também que meios digitais e tecnológicos, quando aproveitados da melhor forma permitem-nos ter bons resultados. Então pensamos que um concurso deste género iria criar um espírito de competitividade saudável nos alunos”, afirmou.

Por outro, assinalou que vai oferecer aos selecionados mais oportunidade de estudar, ajuntando que para o próximo ano poderá haver “mais interesse e mais adesão”, uma vez que considerou que a experiência tem sido “muito interessante”.

No início, adiantou que o concurso teve a participação de 150 alunos de 32 liceus de todas as ilhas, que foram diminuindo consoante eliminatória, pelo que, avançou, a grande final vai contar com participação de dez alunos, sendo três da ilha de Santiago, dois de São Vicente, dois da ilha do Sal, um do Maio, um do Fogo e um da ilha de Santo Antão.

Dos três concorrentes da ilha de Santiago, um é de Assomada, do liceu Amílcar Cabral, um da Escola Técnica Cesaltina Ramos, e um do Liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia, o da ilha do Fogo, é da Escola Secundária dos Mosteiros, do Maio, da Escola Secundária Horário Silver, os da ilha Sal, um é da Escola de Santa Maria, e o outro do Liceu Olavo Moniz.

De São Vicente participam dois estudantes, da Escola Técnica e da Escola Salesiana, e o último, de Santo Antão, é da Escola Secundária Januário Leite.

“As provas eliminatórias foram feitas online, numa plataforma segura, em que todos os alunos, mesmo à distância estiveram todos reunidos ao mesmo tempo a elaborar as suas provas”, assegurou.

Em relação aos prémios, a organização conta com o patrocínio da Caixa Económica, que vai oferecer quantias monetárias aos três melhores classificados, sendo que para o primeiro lugar o prémio é de 150 mil escudos, o segundo, 30 mil escudos e ao terceiro lugar será disponibilizado o valor de 15 mil escudos.

Este evento é organizado pelo Académico Games, empresa que está direcionada ao público estudantil, através da realização de jogos e outros eventos académicos, num contexto de competição.

Prevista inicialmente para acontecer este sábado, 23, o concurso de conhecimento inter-liceus ficou adiado para 25 de Setembro, por motivos de última hora, visando manter a presença de todos os participantes, em modo presencial, na capital do País.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project