NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Edyoung Lennon participa na 17ª Festa Literária Internacional de Paraty em Brasil 18 Julho 2019

O rapper cabo-verdiano Edyoung Lennon representou Cabo Verde, na 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que aconteceu no quadro “Flip Slam”, entre os dias 10 a 14 de Julho, no Rio de Janeiro, Brasil.

Edyoung Lennon participa na 17ª Festa Literária Internacional de Paraty em Brasil

Segundo a fonte deste jornal, Slam, nome dado às disputas de poesia falada, começou na década de 1980 e é conhecido no nosso quotidiano como Spoken Words. A FLIP já acontece há 17 anos no Brasil, mas é o primeiro ano que alberga na sua agenda concursos nesta categoria.

Cabo Verde, representado pelo rapper Edyoung, esteve presente na tenda aberta com “Slammers” da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil, tendo conquistado o 4º lugar do concurso.

Edmilson Furtado, nome artístico Edyoung, nasceu na cidade de Assomada, em Novembro de 1988. Ainda na tenra idade, escreveu poemas que suscitaram dúvidas sobre a sua originalidade por parte dos professores, devido a criatividade e maturidade da obra.

Já no ensino secundário, participou em concursos escolares de poesia, tendo sempre destacado como menino-prodígio da escrita poética. Em 2017, foi nomeado na categoria Personalidade do Ano, aquando do texto “Ser Universal” pela Gala da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania, em Cabo Verde.

A um passo de concluir a licenciatura em ciências da comunicação, vertente publicidade, em Cabo Verde, Edyoung Lennon tem levado a sua voz e palavras cantadas a vários concursos nacionais e internacionais de Slam, dos quais a 1ª Edição do Mindelo Spoken Word, Tedx Praia (2017 e 2018), Festa Literária Internacional de Periferias (2018) e FLIP (2019).

Como fundador, cita o “265 Slam – Assomada” e “265 Talk- Assomada”. Das notas a realçar, faz parte do Spoken Words Cabo Verde, a organização que tanto o ajudou na projecção da sua carreira, e tem contado com o apoio fiel do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Edyoung volta agora do Brasil com o sentimento de dever cumprido e crente de que as palavras soltas que demora tempo a dar vida pode ser a poesia que quiser e ultrapassar o além-mar, sem perder o ritmo, a sintonia, a essência, conclui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project