REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Efeito raro mas não inédito: Testa positivo à Covid 3 semanas após vacina J&J — Dever de reforçar 3 medidas 12 Abril 2021

A empresária Ashley Allen, de 31 anos, está de quarentena em casa depois de ter tido um teste positivo à Covid-19 no dia 5 deste mês, semanas após receber a vacina Jenssen. Foi a 10 de março que com grata surpresa, a novaiorquina do ramo da distribuição alimentar recebeu a dose única da vacina da ’Johnson and Johnson’. Três semanas depois, a segunda surpresa chegou como um pesadelo para ela que conseguiu durante 2020 escapar ao flagelo do novo coronavírus.

Efeito raro mas não inédito: Testa positivo à Covid 3 semanas após vacina J&J — Dever de reforçar 3 medidas

Em depoimento ao diário noviorquino ’The Post’, no sábado, Ashley Allen relatou que — depois da sorte que teve de estar entre os primeiros fora dos grupos prioritários a receber a vacina —, no início deste mês, teve de ir ao centro de Saúde e a enfermeira perguntou-lhe o que tinha feito nas três últimas semanas.

"Fizeram-me a pergunta e respondi-lhes que no dia 10 estava a ser vacinada no Javits Center". Ela tinha sido chamada para uma vacina às duas da manhã! Uma circunstância extraordinária proporcionada pela chegada de um novo carregamento de vacinas ao centro de exposições Javits.

No dia 11 teve uma ligeira febre, mas "depois passou e não tive nenhum efeito colateral".

Mas "no dia 31 comecei a sentir uma sensação desconfortável na garganta. Depois foi uma tosse seca, súper seca. Parecia que estava com alguma alergia".

A tosse continuava, piorava e ela sentia-se "terrivelmente cansada". Recorreu ao serviço de Saúde municipal "no dia 4, a pensar que estaria a sofrer da ’doença do carrapato’ [causada pela picada do inseto].

Um teste rápido no dia 4, outro no dia 5 e o terceiro teste, o PCR, provaram que indubitavelmente estava com Covid. "No centro de Saúde disseram que nunca tinham visto uma coisa igual", disse Allen.

É raro, mas já houve casos semelhantes, segundo provam registos recentes.

Temos de continuar com os cuidados preventivos ... Vacina só previne contra a doença mais grave, que pode ser fatal

"A vacina não previne sempre contra a Covid. Previne em primeiro lugar contra a forma mais grave que obriga ao internamento e pode ser fatal", disse o Dr. Kris Bungay, médico em Manhattan,.

"E é por isso que temos de continuar com os cuidados preventivos, como o distanciamento social, a higienização, o uso de máscaras", aconselhou o referido profissional de saúde.

Jenssen é a 1ª de dose única

A EMA-autoridade europeia do medicamento em 11 de março aprovou a vacina da Johnson de dose única.

A luz-verde na Europa e Estados Unidos deu grandes esperanças de que a vacina Jenssen da americana J&J permitirá recuperar do atraso na campanha vacinal.

Entretanto, a AstraZeneca vai acumulando notas negativas. Em fevereiro foi a África do Sul que anunciou haver "dúvidas sobre eficácia" do imunizante e adiou a vacinação. Países europeus como a Áustria, Noruega, Dinamarca e Islândia mas também a Coreia do Sul suspenderam a vacina anglo-sueca para investigar o que está por trás dos casos de coágulos que já causaram algumas mortes.

EUA em defesa da eficácia da AstraZeneca. De imediato as autoridades americanas em março defenderam a vacina de Oxford, que está entre as três, de dose dupla, que estão a permitir o sucesso no programa vacinal, "a prioridade" da nova presidência.
— -
Fontes: NY Post/L’Express/DW. Relacionado: AstraZeneca suspensa na Áustria e Coreia do Sul após 9 mortes de vacinados, 09.mar.021; África do Sul adia vacinação com AstraZeneca "por dúvidas sobre eficácia", 09,fev,021; Israel apoia 1ª vacina para crianças a partir dos 6 anos — AstraZeneca pioneira, 15.fev.021. Fotos (NYP/Getty/Sites): "A vacina não previne sempre contra a Covid. E é por isso que temos de continuar com os cuidados preventivos, como o distanciamento social, a higienização, o uso de máscaras", refere um profissional de saúde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project