NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Efeméride: Hoje celebra-se dia do compositor B.Léza e da Morna 03 Dezembro 2021

Hoje, dia 3 de Dezembro, celebra-se o nascimento de B.Léza (Francisco Xavier da Cruz ), considerado um dos maiores compositores de Cabo Verde, principalmente a Morna que é também celebrada neste dia.

Efeméride: Hoje celebra-se dia do compositor B.Léza e da Morna

B.Léza nasceu na cidade do Mindelo e foi um dos primeiros a atribuir um toque inovador à Morna, ao incorporar neste género os acordes de passagem (o chamado meio-tom brasileiro pelos cabo-verdianos).

No entanto, começou a fazer sucesso na década de 1950, e marcou a música de Cabo Verde nos 20 anos seguintes. B.Léza compôs músicas como “Eclise” gravado por vários cantores principalmente Lura, em homenagem ao compositor sanvicentino, “Resposta de Segredo Cu Mar”, cantado por Bana, “Miss Perfumado” e “Lua Nha Testemunha” eternizadas pela voz de Cesária Évora.

B.Léza também deixou obras como “Uma partícula da Lira Cabo-Verdiana (1933)”, que contém 10 mornas da sua autoria e um texto em que explana as suas ideias sobre a música cabo-verdiana, Flores Murchas (poesias 1938), “Canção crioula” (1939) “Razão da amizade cabo-verdiana pela Inglaterra (1950)” entre outros.

O compositor morreu em 14 de Junho de 1958 na cidade de Mindelo.

Também, em homenagem ao compositor e músico B.Léza, hoje celebra-se o Dia Nacional da Morna, Património Imaterial da Humanidade.

A data foi instituída em 2018, também com o objetivo de homenagear todos os outros compositores, músicos e intérpretes, exaltar e reconhecer a sua importância e chamar atenção da sociedade cabo-verdiana para a necessidade de valorização do género musical. A Semana/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project