O sultão Alhaji Muhammad que superintende todos os muçulmanos da Nigéria declarou que a Lua Nova não foi avistada no sábado, pelo que após ouvir os cientistas e concertar com os superintendentes do mundo muçulmano fixou para terça a celebração do Eid.
O imã Luka porém tem um entendimento diferente: "Temos o dever de obediência ao sultão Alhaji. Mas ele está errado, porque ouviu a ciência e não a tradição".
O líder que levou a sua comunidade a transgredir está seguro de que "obedecemos a Alá".
O tradicional Eid, o banquete do término do jejum do Ramadão que é de 30 dias, teve início pois dois dias antes da data prescrita. E coincidentemente num domingo, como em 2020, mas com a diferença fundamental que é este ano ter acontecido a reunião de amigos e familiares, a distribuição de alimentos para os pobres, a troca de presentes, enfim todos os ritos ligados à celebração e que nos dois últimos anos não aconteceu.
A pandemia terá algo a ver com esta antecipação do início do Eid ou tratar-se-á de algo mais? Entre outras interpretações, ressalta a de que é o tal ecumenismo que está a aproximar as religiões monoteístas. Se Deus é único e o domingo o seu dia ...
Al-Shawal sempre
O nono mês é o mês do Eid e prolonga-se até ao décimo. Mas dado ser lunar o calendário islâmico, todos os anos o mês avança vinte dias, o que significa que a festa em poucos anos percorre todos os meses do calendário.
(1) Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina. Ocorreu em 622 (ou: 624)da Era Cristã e que marca o início do calendário islâmico.
Fontes: BBC/Nigeria News.