INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eleição 2020: Trump ultrapassado por Biden 06 Julho 2020

A quatro meses da eleição de novembro, Trump obtém 40% e Biden 50% das intenções de voto. Se o resultado das sondagens se confirmar, Trump entra para a estreita lista de presidentes de um só mandato.

Eleição 2020: Trump ultrapassado por Biden

A sondagem do New York Times deste mês da Biden vitorioso com 50 por cento contra 40% a optar por Trump. Dez por cento ainda estão indecisos.

A história norte-americana diz que os presidentes costumam ganhar a reeleição e que os presidentes de um só mandato — como o democrata Jimmy Carter e o republicano George Bush Sr. — são a exceção.

Exceção é também este 2020, com a pior pandemia nos últimos cem anos, que pôs metade do globo em pausa e criou a pior crise económica desde a Grande Depressão de há noventa anos.

Como exceção foi também a eleição de Trump há quatro anos, as sondagens nada permitem prever sobre o que pode acontecer na presidencial de 3 de novembro, em que a participação, além disso, será muito castigada pelo coronavírus e as medidas para detê-lo.

Melhor na economia, pior na gestão social e sanitária da crise Covid: Trump
As sondagem conjunta do Wall Street Journal e CNN deste mês indicam que a imagem de Trump é a pior possível como gestor da crise sanitária — que já custou mais de 150.000 vidas ao país.

A gestão das tensões sociais está a ser conduzida com a mesma estratégia de outros presidentes republicanos — Nixon, Reagan, Bush Sr. e Bush Jr.— o que pode beneficiar Trump junto das bases. Mas por outro lado pode alienar o eleitorado mais moderado, segundo analistas.

Trump optou por ser o presidente da "lei e da ordem" e volta a agitar as mesmas bandeiras de 2016: o repúdio à imigração e a reivindicação da identidade branca americana. Encontrou um novo mote na onda de protestos e atos de vandalismo contra estátuas da América escravocrata e do passado colonial.

"Autorizei o Governo federal a prender qualquer pessoa que ataque e destrua um monumento, estátua e qualquer outra propriedade federal nos EUA, o que de acordo com a lei de preservação e homenagem de veteranos pode significar até 10 anos de prisão", tuìtou na quarta-feira, 1.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project