LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eleição 2021 em Portugal: Ana Gomes e Ventura empatam nas sondagens 28 Novembro 2020

A sete semanas da eleição presidencial de 24 de janeiro, as sondagens confirmam Marcelo como o preferido — ele que ainda não se declarou candidato. Longe dos 61 por cento do atual presidente, Ana Gomes em segundo está nos 10,2%, apenas 0,2 por cento à frente de André Ventura. Marisa Matias tem 7,2%.

Eleição 2021 em Portugal: Ana Gomes e Ventura empatam nas sondagens

A ex-eurodeputada socialista — que entra na corrida como independente — entre duas sondagens caiu de 17,2% para os atuais 10,2%.

A eleição presidencial de 2021 deve contar com o mesmo número de concorrentes que em 2016: há cinco anos, o Tribunal Constitucional admitiu dez candidaturas formalizadas. Um número recorde, já que foi de seis o máximo registado nas eleições presidenciais de 1980, 2006 e 2011.

Se se recandidatar, Marcelo Rebelo de Sousa — que em 2016 venceu com 52 por cento, à primeira-volta, e é apontado como favorito das sondagens — deve poder contar não só com os votos da direita e do centro mas também dos socialistas. Assim o indica o entendimento mútuo que marcou as relações entre os chefes de Estado e do governo desde 2016.

Em 44 anos de eleições presidenciais, será esta a primeira vez que o Partido Socialista dá mostras de que não vai apresentar candidato próprio: António Costa disse recentemente que irá ter uma atitude de “recato” nas presidenciais e remeter a decisão para os órgãos do partido.

André Ventura

Entre os dez potenciais candidatos a Presidente da República — por proposta de um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000 assinaturas de cidadãos eleitores, que o TC terá de formalizar até trinta dias antes da data da eleição —, Ventura foi o primeiro a declarar a sua intenção de concorrer a Belém.

Foi em 29 de fevereiro que o líder e deputado único do partido Chega!, da extrema-direita, racista e xenófobo, se anunciou em Portalegre como candidato à presidência portuguesa.

Marisa Matias volta a candidatar-se

A eurodeputada e dirigente do BE-Bloco de Esquerda anunciou em 5 de setembro publicamente a sua intenção de voltar a concorrer a Belém. A apresentação pública decorreu uma semana depois em Lisboa.

Em 2016 Marisa Matias conseguiu o melhor resultado de sempre do BE: ficou em terceiro lugar com 10,12% dos votos.

Fontes: Eurosondagem e Eurocampus. Relacionado: Portugal: Presidente Marcelo à partida reeleito, em 2º Ventura ou Ana Gomes cujo mandatário Pedroso é alvo, 28.out.020. ; Portugal: Presidente Marcelo à partida reeleito, em 2º Ventura ou Ana Gomes cujo mandatário Pedroso é alvo, 28.out.020. Fotos: Ana Gomes, Marcelo Rebelo de Sousa, André Ventura e Marisa Matias.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project