POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eleições autárquicas 2020: CNE fixa composição e horário de funcionamento das Assembleias de Voto 19 Agosto 2020

A abertura das Assembleias de Voto (AC) nas autárquicas de 25 de Outubro próximo em Cabo Verde começará uma hora antes do habitual, ou seja às 07 horas. A deliberação saiu da última reunião da Comissão Nacional das Eleições (CNE), que também decidiu que cada Assembleia de Voto não deve ter mais que 300 eleitores. Estas e outras medidas visam garantir a segurança durante o processo eleitoral, respeitando as restrições impostas pelas autoridades sanitárias no âmbito de luta contra a pandemia de novo coronavírus em Cabo Verde.

Eleições autárquicas 2020: CNE fixa composição e horário de funcionamento das Assembleias de Voto

Conforme a deliberação nº 04/2020 a que este jornal teve acesso, o horário de abertura da Assembleia de Voto, em todo o território nacional, é às 7 horas, sendo que a admissão de eleitores na Assembleia de Voto faz-se até às 18 horas. « Os membros das Mesas das Assembleias de Voto (MAV) devem estar presentes no local do seu funcionamento uma hora antes da marcada para o início das operações eleitorais, ou seja, às 06Horas», acrescenta o documento.

A plenária da CNE decidiu, por outro lado, que o número de leitores de cada assembleia de voto não deve ser superior a 300 eleitores, isto por forma a diminuir as aglomerações de eleitores e reduzir o risco de propagação do vírus de covid-19 durante o processo de votações. Com isso, significa, segundo uma fonte deste jornal, que haverá mais Mesas de Assembleias de Votos no próximo ato eleitoral.

Mas as deliberações da CNE não ficam por aí. Para garantir a segurança e proteção individual dos membros das Mesas das Assembleias de Voto, serão disponibilizados a todos os seus membros equipamentos de proteção individual (EPI) adequados ao exercício dessa função. O lote é constituído por máscara cirúrgica, viseira e luvas, que vai ser de uso obrigatório durante o ato eleitoral.

Segundo ainda a mesma fonte, a plenária da CNE de 17 deste mês decidiu que aos eleitores serão disponibilizados, à entrada de cada Mesa de Assembleia de Voto, álcool gel para higienização das mãos, devendo os mesmos observar o distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metros nas filas junto às Mesas das Assembleias de Voto, em todo o território nacional – nos 22 municípios cabo-verdianos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project