POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eleições nas bancadas parlamentares do MpD e PAICV: Possíveis candidaturas alternativas 02 Abril 2018

Começam as movimentações políticas com vista à eleição das lideranças parlamentares do MpD (poder) e do PAICV (oposição), que deve acontecer no início do novo ano político, ou seja em Outubro. Tudo indica que poderá surgir candidaturas alternativas tanto para a actual líder da bancada do PAICV, Janira Hopffer Almada, que vai concorrer a mais um mandato, como para o presidente do grupo parlamentar ventoinha, Rui Figueiredo Soares, que pode não participar na corrida ao mesmo posto.

Eleições nas bancadas parlamentares do MpD e PAICV: Possíveis candidaturas alternativas

O mandato de dois anos e meio para as direcções dos grupos parlamentares do MpD e PAICV na Assembleia Nacional expira em Outubro deste ano. Por isso, começam as movimentações internas com vista à eleição da liderança das bancadas dos dois partidos do arco do poder. É que, estando o escrutínio previsto para o início do novo ano político – em outubro - toda a campanha eleitoral tem que acontecer até Junho, data do tradicional debate sobre o estado da Nação – depois os parlamentares entrarão de férias colectivas entre Agosto e Setembro.

Para deputados ouvidos por Asemanonline, tudo indica o líder da bancado do MpD pode não concorrer a um segundo mandato. É que, conforme a mesma fonte, Rui Figueiredo Soares poderá não reunir apoio necessário entre os deputados ventoinhas. Tudo «devido às críticas por causa do seu desempenho menos positivo», além de outros aspectos de ordem pessoal. Por isso, consta que Rui está, segundo o interlocutor deste jornal, a ponderar se vale a pena aventurar a um segundo mandato.

A pensar nisso, há sinais de dois possíveis concorrentes à sucessão do actual Líder Parlamentar do partido no poder: João Gomes, deputado pelo Círculo Eleitoral de S.Vicente, e Emanuel Barbosa, eleito pela circunscrição da Europa. Ambos são vices presidentes da bancada parlamentar ventoinha. Todos estão já em ofensiva política, desdobrando-se em intervenções sobre vários dossiês em debate na Assembleia Nacional. Eles são referidos como deputados com mais visibilidade neste momento no seio da bancada da Maioria na AN.

Já a nível do PAICV, é já quase seguro de que Janira Hopffer Almada vai concorrer a mais um mandato. «Tudo por forma a continuar a protagonizar, a partir do parlamento, uma forte oposição ao Governo de Ulisses Correia e Silva, cujo desempenho é fortemente criticado pela sociedade civil», assevera a fonte deste jornal.

Mesmo assim, há sinais de que poderá surgir outras candidaturas alternativas à actual liderança da bancada tambarina. Uma delas poderá ser Filomena Vieira, ex-ministra da Educação e Ensino superior no Governo de José Maria Neves. «Só assim se entende as recentes movimentações desta deputada pelo círculo eleitoral de S.Vicente que, se encontrava há mais de um ano ausente ou com fraco contacto com os leitores, alegadamente por motivos de saúde», contextualiza a fonte referida.

O mesmo interlocutor admite que o outro possível candidatável ao mesmo posto poderá ser o deputado José Sanches, de Calheta de São Miguel. Isto considerando também a sua movimentação no terreno – no parlamento com intervenções e contactos com deputados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project