ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eleições nos EUA: Como o mundo reagiu à vitória de Biden 08 Novembro 2020

Os resultados finalmente chegaram e o mundo está reagindo à vitória de Joe Biden sobre Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Eleições nos EUA:  Como o mundo reagiu à vitória de Biden

Por dias, as pessoas ao redor do mundo estiveram coladas à corrida pela Casa Branca.

Não são apenas os EUA que afetam a eleição de um novo presidente - um novo líder na Casa Branca pode transformar a política externa do país e sua abordagem para com seus amigos e inimigos.

A campanha de Trump indicou que seu candidato não planeja ceder.

Mas isso não impediu que vários chefes de estado parabenizassem Biden e sua vice-presidente, Kamala Harris. Aqui estão alguns:

Boris Johnson - primeiro ministro do Reino Unido

"Parabéns a Joe Biden por sua eleição ... e a Kamala Harris por sua conquista histórica. Os EUA são nosso aliado mais importante e estou ansioso para trabalharmos juntos em nossas prioridades comuns, desde mudanças climáticas até comércio e segurança"

Narendra Modi - primeiro ministro indiano

"Parabéns Joe Biden por sua vitória espetacular! Como VP, sua contribuição para o fortalecimento das relações Indo-EUA foi crítica e inestimável. Estou ansioso para trabalharmos juntos mais uma vez ...

"Meus sinceros parabéns, Kamala Harris! Seu sucesso é inovador e uma questão de imenso orgulho não apenas para seus chittis, mas também para todos os índios-americanos. Estou confiante de que os vibrantes laços Índia-EUA ficarão ainda mais fortes com seu apoio e liderança . "

Andrew Holness - primeiro ministro jamaicano

"A América terá sua primeira vice-presidente mulher, Kamala Harris, e estamos orgulhosos de que ela tenha herança jamaicana.

"Sua ascensão a este papel é uma conquista monumental para as mulheres em todo o mundo e eu a saúdo."

Justin Trudeau - primeiro ministro canadense

"Parabéns, Joe Biden e Kamala Harris. Nossos dois países são amigos íntimos, parceiros e aliados. Compartilhamos um relacionamento que é único no cenário mundial. Estou realmente ansioso para trabalhar juntos e desenvolver isso com vocês dois."

Angela Merkel - chanceler alemã

"Nossa amizade transatlântica é indispensável se quisermos enfrentar os grandes desafios de nosso tempo".

Emmanuel Macron - presidente da França

"Os americanos escolheram seu presidente ... Temos muito a fazer para superar os desafios de hoje. Vamos trabalhar juntos!"

Micheál Martin - taoiseach irlandês (primeiro-ministro)

"Joe Biden tem sido um verdadeiro amigo desta nação ao longo de sua vida e estou ansioso para trabalhar com ele nos próximos anos. Também estou ansioso para recebê-lo de volta para casa quando as circunstâncias permitirem!"

Frank Bainimarama - primeiro ministro de Fiji

"Juntos, temos um planeta para salvar de uma emergência climática e uma economia global para reconstruir melhor a partir da Covid-19.

"Agora, mais do que nunca, precisamos dos EUA à frente desses esforços multilaterais (e de volta ao Acordo de Paris - ASAP!)"

Mohammed bin Zayed Al Nahyan - príncipe herdeiro de Abu Dhabi

"Nossos sinceros votos de maior desenvolvimento e prosperidade para o povo americano. Os Emirados Árabes Unidos e os EUA são amigos e aliados com uma forte parceria histórica que esperamos fortalecer juntos."

Barham Salih - presidente iraquiano

"Estendo os mais calorosos parabéns ao presidente eleito Joe Biden, um amigo e parceiro de confiança na causa da construção de um Iraque melhor. Esperamos trabalhar para alcançar nossos objetivos comuns e fortalecer a paz e a estabilidade em todo o Oriente Médio."

No entanto, nem todos estavam com disposição de congratulações:

Ayatollah Ali Khamenei - Irão

"A situação nos EUA e o que eles próprios dizem sobre as suas eleições é um espetáculo! Este é um exemplo da cara feia da democracia liberal nos EUA. Independentemente do resultado, uma coisa é absolutamente clara, a definição política, civil, e declínio moral do regime dos EUA. " Com BBC News

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project