NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Elisabeth Toulet participa na formação em torno do teatro para crianças em Angola 15 Janeiro 2018

O Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIM’ART), Luanda-Angola, organiza, de 19 e 20 de Janeiro, um conjunto de oficinas para atores que trabalham com o público infantil. Na semana passada, no seminário “A pedagogia da expressão teatral”, o diretor do Centro, Orlando Domingos, propôs a criação do Núcleo de Expansão do Teatro Escolar (NETE), como forma de “promover um espaço para o diálogo aberto e orientador sobre questões ligadas a pedagogia da expressão teatral, propiciando mecanismos de intervenção e atuação direta nas escolas.”

Elisabeth Toulet participa na formação em torno do teatro para crianças em Angola

Entretanto, a presente da Academia de Teatro Infantil (AITI), Elisabeth Toulet esteve em Luanda para participar no seminário realizado a 8 e 9 de Janeiro, onde afirmou ao Jornal de Angola “ter ficado impressionada pelo trabalho que tem sido desenvolvido no país para dinamizar as artes, principalmente, o teatro infantil”. Destacou “a espontaneidade e naturalidade dos atores angolanos”, mas chamou a atenção para a necessidade de realizar “ações formativas, de maneira a ajudar a superar algumas debilidades técnicas e da comunicação expressiva para dar maior qualidade das obras apresentadas”.

Também ao Jornal de Angola, o diretor do Centro disse que o seminário contou com “mais de 120 participantes”, explicando que este projeto de formação é desenvolvido em parceria com duas entidades francesas – Fra Angelico e Tournefou –, no âmbito da cooperação artística e cultural proporcionada pela presença na Associação Internacional de Teatro para a Infância e a Juventude (ASSITEJ).

Criado em 1998, o Centro de Animação Artística do Cazenga (município com cerca de 2 milhões de habitantes, segundo o mesmo jornal) é um “espaço de intervenção cultural que congrega jovens artistas e criadores nos diferentes domínios da arte”. Acolhe, entre outras iniciativas, o FESTECA, Festival Internacional de Teatro do Cazenga, organizado pela Associação Globo Dikulu – Acão para o Desenvolvimento Juvenil.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project