ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Em Bangkok, Guterres deixa aviso sobre "preço da fratura global" 06 Novembro 2019

Caiu na segunda-feira, 4, o pano sobre a 35ª conferência bianual da ASEAN-Associação das Nações do Sudeste Asiático, que reuniu durante três dias na capital tailandesa, as lideranças da região Ásia-Pacífico mas também a nível global para discutir as trocas comerciais. A ausência de Trump reforçou a liderança de Xi.

Em Bangkok, Guterres deixa aviso sobre

A China tenta reforçar a sua influência na região com uma parceria económica estratégica. António Guterres volta a alertar para a "perigosa fratura" que ameaça a economia global:

"Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar esta grande fratura e manter o sistema universal, uma economia universal com respeito universal pelo direito internacional. Um mundo multipolar com instituições multilaterais fortes. E acredito firmemente que as nações da ASEAN estão bem posicionadas para desempenhar um papel fundamental na solução desta questão", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas no encerramento da conferência.

A assinatura do tratado foi adiada para 2020, mas a ausência de Donald Trump — que enviou apenas o secretário do Comércio, Wilbur Ross, acompanhado do assessor para a Segurança Nacional da Casa Branca, Robert O’Brien — suscita receios sobre a hegemonia da China na região.

Fontes: AFP/AP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project