“Na sequência de algumas queixas relativas ao funcionamento do site da empresa VFS, responsável pela recepção dos pedidos de vistos nacionais, os serviços consulares da Embaixada de Portugal na Praia têm estado em contacto permanente com aquele prestador de serviços de triagem para apurar as razões das dificuldades sentidas, designadamente quanto aos meios autorizados para o pré-pagamento de taxa de serviço, bem como face a lacunas constatadas na sua comunicação com o público”, lê-se
De forma a poder melhorar a sua resposta, avança a mesma fonte que a empresa VFS está a mudar para instalações mais amplas na Cidade da Praia, o que poderá causar algum transtorno no seu funcionamento.
“A VFS, uma das maiores empresas mundiais nesta especialidade, com quem os serviços consulares portugueses trabalham em dezenas de países, tem-nos reafirmado o seu total compromisso em prestar um bom serviço em Cabo Verde, onde iniciaram funções em agosto de 2022”, continuou.
A Embaixada de Portugal diz-se “plenamente consciente” da necessidade de melhorar o serviço prestado pela VFS, completando que é também certo que se está a verificar um “aumento sem precedentes” da procura de pedidos de visto, em especial de trabalho, cujos números têm vindo, aliás, a tornar públicos para melhor compreensão da opinião pública.
As novas instalações da VFS serão, conforme o comunicado, oficialmente lançadas na primeira semana de Setembro, com a presença do embaixador de Portugal e do coordenador sénior de Relações Institucionais da empresa VFS que aqui se deslocará a Cabo Verde para o efeito.
“Tendo presente o aumento extraordinário da procura e a necessidade de reforçar a capacidade de resposta em matéria de vistos de trabalho, entrará brevemente em funções na Embaixada de Portugal um Adido de Trabalho, a quem serão confiadas responsabilidades especiais de acompanhamento de todas as matérias consulares relativas aos vistos nacionais desta tipologia”, avançou.
Cabo Verde é, conforme a fonte, um dos únicos quatro países que passará a dispor, para já, de um conselheiro dedicado nesta área.
“Conforme oportunamente comunicado, serão igualmente iniciadas em breve experiências-piloto com Municípios de Cabo Verde para criar, nos respectivos Balcões Únicos, serviços de informação específicos para quem queira procurar vistos nacionais para Portugal”, concluiu.
A Semana com Inforpress