REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Embaixador da Birmânia expulso da embaixada em Londres ocupada por militares 08 Abril 2021

Esta manhã de quinta-feira o embaixador expulso da embaixada dirigiu um pedido ao governo britânico para não reconhecer o seu substituto indicado pelos militares que expulsaram o governo eleito num golpe de Estado em 1 de fevereiro.

O embaixador da Birmânia em Londres, Kyaw Zwar Minn (na foto), teve de passar a noite de quarta- para quinta-feira no seu carro impedido de entrar na embaixada por ordem do Adido Militar. É a sua punição por ter criticado o golpe de Estado de 1 de fevereiro e a prisão de Suu Kyi, a líder eleita pela NLD-Liga Nacional pela Democracia.

Kyaw Zwar Minn em conferência de imprensa, esta manhã de quinta-feira, pediu ao governo para não reconhecer o seu substituto indicado pelos militares que o demitiram da representação diplomática.

A presença da polícia em frente à embaixada (foto) explica-se: diante dos protestos de centenas de pessoas que desde a madrugada de quinta-feira começaram a juntar-se em frente à embaixada no centro de Londres, o Adido Militar mandou chamar a polícia. As manifestações contra a Junta Militar desde fevereiro já resultaram em meio milhar de mortes no país que desde a independência em 1948 tem assistido a sucessivos golpes de Estado.

O pedido do embaixador destituído ao governo britânico — para não reconhecer o seu substituto indicado pela Junta Militar — pode cair em saco-roto, já que segundo a Convenção de Viena no capítulo das relações diplomáticas, um embaixador deixa as funções logo que o país onde está acreditado for informado. O MNE em Londres confirmou que já recebeu a notificação e que "tem de aceitar a decisão do governo de Myanmar".

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, declarou que o governo britânico condena as "ações provocatórias" da Junta Militar, mas facto é que o embaixador Kyaw Zwar Minnnovo deixou de ser o representante oficial birmanês em Londres.

Fontes: BBC/AP/Reuters.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project