ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Embaixador dos EUA visita São Vicente com combate à atividade marítima ilícita no Atlântico na agenda 13 Setembro 2021

O Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle, inicia, esta segunda -feira, uma visita à ilha de São Vicente, onde permanecerá até o dia 15 de setembro. O objectivo é, de entre outros aspetos, reforçar a parceria entre os dois governos nos esforços comuns de combater a atividade marítima ilícita no Atlântico.

Embaixador dos EUA visita São Vicente com combate à atividade marítima ilícita no Atlântico na agenda

O diplomata norte-americano será acompanhado pelo novo Cônsul, Christopher Murillo, e pelo Responsável dos Assuntos Políticos e Económicos, Jason Evans.

Segundo o comunicado remetido a este jornal, esta visita de trabalho de dois dias do Embaixador a São Vicente inscreve-se no âmbito do apoio do governo dos Estados Unidos da América à segurança do espaço marítimo de Cabo Verde. Tem por objetivo reforçar a parceria entre os dois governos nos esforços comuns de combate à atividade marítima ilícita no Atlântico.

« A cooperação económica e comercial estará também na agenda de trabalhos, em particular investimentos privados americanos em São Vicente e o potencial de exportação de produtos pesqueiros para os Estados Unidos.», Lê-se no documento referido.

Para além de encontros do Embaixador com autoridades locais, constam do programa visitas a projetos financiados pelo Governo americano, ao local de construção do Four Points by Sheraton e às empresas ATUNLO e FRESCOMAR, bem como um encontro com cidadãos americanos residentes na ilha do Porto Grande.

«Financiados pelo Programa de Auto-Ajuda da Embaixada dos Estados Unidos da América, os projetos a visitar refletem iniciativas e parcerias com a comunidade local para a promoção da inclusão social, qualidade da educação e atividades geradoras de rendimento nas comunidades», refere o comunicando.

A visita do Embaixador dos EUA a Mindelo prosseguirá com encontros de carácter militar, na sede da Guarda Costeira, onde se irá passar em revista a cooperação histórica entre os dois países, mas também analisar futuras áreas de cooperação no domínio da segurança marítima. Uma visita ao navio Guardião, da Guarda Costeira, cuja recente reparação contou com o apoio do governo americano, encerrará o programa da deslocação do diplomata norte-americano acreditado em Cabo Verde à ilha do Monte Cara – São Vicente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project