ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Embaixadora da UE reconhece “arquitectura sólida” na parceria com Cabo Verde 10 Maio 2022

A embaixadora da União Europeia (UE), Carla Grijó, reconheceu,esta segunda-feira, a existência de uma “arquitectura sólida” na parceria com Cabo Verde, defendendo que ambos estão “alinhados” nos fóruns multilaterais em torno de objectivos comuns.

Embaixadora da UE reconhece “arquitectura sólida” na parceria com Cabo Verde

Carla Grijó fez essas declarações à imprensa, após a plantação de um dragoeiro no “Cantinho de Amizade”, no Pátio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na Cidade da Praia, em comemoração ao Dia da Europa que se assinala a 9 de Maio.

“Neste momento, (…) de grande incerteza ao nível mundial, penso que parcerias como aquela que existe entre a UE e Cabo Verde só podem ser instrumento de paz, solidariedade e desenvolvimento e são essas as ferramentas que nos permitem ter confiança que seremos capazes de ultrapassar também mais esta crise”, considerou.

Segundo a embaixadora, “as crises são ciclos” e através da resiliência e apoio mútuo das parcerias existentes, melhores serão as condições para as ultrapassar, reconhecendo a “arquitectura sólida” na parceria com Cabo Verde.

“O relacionamento especial está de muito boa saúde, pelo que nos diz respeito, é uma parceria que tem uma arquitectura sólida, nós estamos em permanente diálogo com o Governo (…), através das reuniões regulares, reuniões ministeriais anuais (…) e diálogo diário e constante”, explicou a diplomata.

Carla Grijó avançou ainda o início de um novo ciclo de programação na cooperação, com o objectivo de reduzir a pobreza e a erradicação da pobreza extrema, bem como a transição energética, com a utilização de fontes renováveis de energia.

“São objectivos do Governo cabo-verdiano, assim como são objectivos da UE no seu conjunto e por isso é uma parceria, de facto, em que os interesses se conjugam e mesmo no plano multilateral, vemos Cabo Verde e a UE alinhados nos fóruns multilaterais em torno de objectivos comuns”, observou.

A embaixadora da União Europeia terminou manifestando a “profunda preocupação” pela situação na Ucrânia, apelando para que haja “o mais cedo possível um cessar-fogo incondicional e a retirada das forças russas do território ucraniano”.

Por sua vez, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Djamila Sena Vieira, felicitou os países europeus pela data e defendeu a sustentabilidade da parceria com a Europa.

“Com isso, quisemos também transmitir a mensagem de que precisamos de uma maior resiliência, para nós a UE é um parceiro importante, com o qual temos uma parceria especial, no qual também já temos importantes pilares de cooperação”, frisou. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project