De acordo com o Procultura, as inscrições continuam abertas até o dia 27 e devem ser feitas através do correio electrónico proculturacaboverde@gmail.com, colocando no título “inscrição cursos para empreendedores culturais – curso em que se inscreve”.
Podem inscrever-se cidadãos nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, efectivamente residentes num destes países, líderes de desenvolvimento dos sectores culturais, que tenham actividade relevante de criação artística ou como empresários, ou que exerçam funções técnicas relevantes em instituições com actividade nos setores da cultura, sejam públicas ou privadas.
As acções formativas irão decorrer nas seguintes datas: curso de Planificação e Avaliação de Projectos Culturais de 25 Setembro a 29 de Setembro, curso de Comunicação e Marketing Cultural de 2 de Setembro a 6 de Setembro e o de definição de um Projecto Cultural Economicamente Sustentável e Financiamento Internacional inicia 9 de Setembro e termina 17 de Setembro.
A entidade informa ainda que os cursos são gratuitos e não conferem direito a ajudas de custo, no entanto poderão ser reembolsados os custos de deslocação e alimentação quando tal se justifique pela distância percorrida ou duração das sessões.
Confere direito a certificados de participação e de conclusão.
Conforme aponta a mesma fonte, estas formações têm como objectivo desenvolver planos de negócios para os setores culturais, partilhar experiências de boas práticas e inovação na economia criativa e cultural, desenvolver planos de comunicação e marketing para projetos culturais, entre outros.
Compostos por sessões teóricas e práticas, a ideia é formar novos líderes nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e em Timor-Leste.
Os cursos são implementados pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), em parceria com o Camões, I.P.
A Procultura é uma acção financiada pela União Europeia no âmbito do Programa Indicativo Multianual PALOP-TL UE para 2014-20, cofinanciada e gerida pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
A Semana com Inforpress