ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Município da Praia: Empresa que gere estacionamento passa de prejuízos a lucros em 2021 08 Junho 2022

A empresa pública/muncipal que gere o estacionamento na cidade da Praia registou lucros em 2021, de quase 122 mil euros, depois de vários anos de prejuízos, segundo dados do relatório e contas, consultado hoje pela Lusa.

Município da Praia: Empresa  que gere estacionamento  passa de prejuízos a lucros em 2021

Segundo a Lusa, a Empresa Muncipal de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP) tinha registado prejuízos de pouco acima de 925 mil escudos (8.300 euros) em 2019, valor que subiu no ano seguinte para mais de 4,6 milhões de escudos (41,7 mil euros), então devido às restrições provocadas pela pandemia de covid-19.

Em 2021, de acordo com o relatório e contas da EMEP, a empresa registou lucros de quase 13,5 milhões de escudos (quase 122 mil euros). - gestão da Càmara de Francisco Carvalho.

"A atividade da empresa evoluiu de forma satisfatória no exercício de 2021. Apesar de todas as dificuldades naturais, a empresa aumentou o seu volume de negócios em 20,0% [para mais de 45 milhões de escudos, 406 mil euros]", descreve-se no relatório, ao comparar o desempenho com o verificado em 2020.

No documento acrescenta-se que "não obstante" o estado de pós-pandemia, a EMEP "tem registado um aumento na arrecadação de receitas, que tem permitido assumir na íntegra os compromissos com o pessoal, com os encargos fiscais e com o pagamento dos fornecedores".

"Infelizmente, devido ao quadro de incerteza, grande parte das obras e projetos de requalificação urbana e de expansão às novas áreas de intervenção, definidos/previstos no orçamento ficaram interrompidas", lê-se ainda no relatório e contas de 2021.

Segundo ainda a Lusa, a EMEP tem como objeto social a construção, gestão, exploração, manutenção e vigilância de locais de estacionamento e de infraestruturas ou serviços associados que integram o sistema global de acessibilidade e mobilidade urbana na capital cabo-verdiana.

A administração da EMEP afirma que a empresa "tem conseguido produzir mais com os mesmos recursos", apresentando atualmente rácios da rentabilidade positivos, "o que significa que a nível comercial a empresa foi mais eficiente, comparativamente aos anos 2019 e 2020, assim como a performance operacional, em suma a empresa está mais atrativa ao investimento".

"É importante referir que a empresa continue a efetuar um esforço contínuo na conceção de novas soluções e respostas tecnológicas e a preparar-se para novas áreas de intervenção", sublinha ainda a administração.

Devido à pandemia, a cobrança do estacionamento nos parques geridos pela EMEP na capital cabo-verdiana esteve suspensa durante praticamente três meses (de março a junho de 2020), bem como as operações de fiscalização, bloqueamento e remoção de viaturas.

A EMEP fechou as contas de 2021 com um passivo total que caiu para cerca de seis milhões de escudos (54,7 mil euros), para um ativo total que subiu para 43,8 milhões de escudos (400 mil euros), escreve a Lusa.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project