ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Empresários vão ter “tratamento diferenciado” na obtenção de vistos para Portugal e espaço Schengen – CCS 01 Fevereiro 2022

Os empresários cabo-verdianos terão “tratamento diferenciado” para que haja um processo rápido na obtenção de vistos para Portugal e outros países do espaço Schengen, garantiu o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS).

Empresários vão ter “tratamento diferenciado” na obtenção de vistos para Portugal e espaço Schengen – CCS

Marcos Rodrigues falava após um encontro que manteve com o embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz, cujo assunto foi a facilitação de vistos para os empresários.

“O embaixador demonstrou-se bastante interessado na solução que afecta os empresários cabo-verdianos no que concerne à questão de vistos”, informou Marcos Rodrigues, admitindo que os empresários têm encontrado “algumas dificuldades” na obtenção de vistos.

“Superamos, enfim, as questões que já tínhamos elencados durante a nossa campanha para a câmara de comércio e vimos agora materializada esta questão que nos agrada”, notou.

Entretanto, esclareceu que, doravante, havendo algum problema na aquisição de vistos dos empresários sócios da CCS a instituição vai ter uma “linha aberta” com os serviços consulares para dar assistência aos associados.

“Há realmente um interesse claro da parte da Embaixada de Portugal em Cabo Verde em resolver essas questões, que muito incomodam os empresários cabo-verdianos”, sublinhou Marcos Rodrigues, apontando a inscrição no sistema do Centro Comum de Vistos com “um dos principais problemas” dos empresários.

“Essa questão incomoda os homens de negócios, que têm sempre um plano das suas viagens muitas vezes em cima da hora (…) e isto estava a criar algum ruído no tecido empresarial”, indicou o responsável, garantido que com esse encontro se conseguiu desmaterializar esse problema.

“A partir de agora os empresários, os que são associados, tendo algum problema podem estar firmes que a câmara de comércio e todos os corpos sociais estão disponíveis para dar apoio necessário”, garantiu o presidente da Câmara de Comércio do Sotavento.

Afora isto, informou que durante o encontro foi também abordado a questão das parcerias, do interesse na industrialização de Cabo Verde, do parque tecnológico e outros assuntos que interessam os dois países.

Marcos Rodrigues foi recentemente eleito para o cargo de presidente da Câmara de Comércio de Sotavento e substituiu no cargo o empresário Jorge Spencer Lima, que deixou a organização depois de cumprir dois mandatos de quatro anos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project