OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Energias renováveis: 7 maneiras que os painéis solares ajudam a economizar água 26 Mar�o 2022

Hoje em dia, em diversas partes do planeta, o abastecimento de água é criticamente escasso, e existe um racionamento constante. Embora não pareça existir uma relação muito direta, o uso de painéis solares ajuda a economizar água e desta forma evitar os inconvenientes acima mencionados.

Por: Gonçalo Henriques dos Santos *

Energias renováveis: 7 maneiras que os painéis solares ajudam a economizar água

Atualmente, sabemos da importância que a água nas nossas vidas e no meio ambiente, já que aproximadamente 70% da Terra é constituida por água. Além disso, oa nossos corpos são compostos principalmente de água, e é por isso que não podemos viver esse precioso líquido.

Hoje em dia, em diversas partes do planeta, o abastecimento de água é criticamente escasso, e existe um racionamento constante. Embora não pareça existir uma relação muito direta, o uso de painéis solares ajuda a economizar água e desta forma evitar os inconvenientes acima mencionados.

Por vezes não pensamos nisso, mas usamos a água para fazer as roupas que vestimos, os carros que dirigimos e até a eletricidade que abastece as nossas casas. Algumas indústrias possuem indicadores de produção em relação à água que consomem, por exemplo, para produzir um (1) barril de cerveja, são usados 35 litros de água e 1800 barris de água para produzir um J eans Levis.

Claro que essas quantidades incluem todo o processo desde a fase agrícola, porém, a quantidade de água utilizada para produzir as coisas que consumimos todos os dias ainda é surpreendente. Quando combinados com os efeitos das mudanças climáticas, os recursos hídricos estão em grave perigo. Por isso, especialistas alertam que as tendências atuais podem-nos colocar no caminho de uma crise global da água com consequências devastadoras.

Acontece que as nossas escolhas energéticas têm grandes implicações para os recursos hídricos. Usamos a água para produzir energia nas centrais de energia, bem como para extrair, processar e transportar combustíveis fósseis, como carvão e gás natural, e ainda na mineração. Nos últimos anos, o fornecimento de energia foi responsável por quase 15% das retiradas globais de água anuais, segundo a IEA (Agência Internacional de Energia).

Em comparação, a energia solar tem muito pouco efeito no uso da água por vários motivos, já que existem sistemas de limpeza de painéis solares que não a utilizam. O uso de energia solar pode ajudar a reduzir o uso de água em todas as áreas. Aqui estão sete formas pelas quais os painéis solares podem ajudar a economizar água:

Centrais solares não usam água para gerar energia

As centrais convencionais usam grandes quantidades de água para refrigeração. Em 2010, as centrais de energia dos Estados Unidos foram responsáveis por 45% do total de retirada de água, 38% do total de retirada de água doce e 51% do total de retirada de águas superficiais para todos os usos, de acordo com o US Geological Survey.

Os painéis solares produzem energia sem necessidade de refrigeração e sem necessidade de água.

De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável, a fabrico de uma unidade de energia elétrica com painéis solares usa apenas 1/200 da água usada por uma central de energia comum.

Em 2015, os sistemas de energia solar economizaram mais de 32 bilhões de barris de água de cenrais de energia nos Estados Unidos. Isso é suficiente para encher 49.000 piscinas olímpicas.

Capturar a luz solar diretamente não requer água

Por outro lado, a extração e o processamento de combustíveis fósseis geralmente requerem grandes quantidades de água.

As empresas de perfuração de petróleo e gás natural geralmente injetam fluido de alta pressão em poços para "fraturar" rochas subterrâneas para extrair o combustível. Este líquido de alta pressão é composto principalmente de água, chamado de "fraturamento hidráulico", ou como é mais conhecido, "fracking". Após o fraturamento hidráulico, mais água é necessária para refino e transporte.

Um estudo da Duke University descobriu que as empresas usaram quase 250 bilhões de barris de água para extrair gás e petróleo do fracking apenas nos Estados Unidos entre 2005 e 2014, gerando quase 210 bilhões de barrisde água residual. Além disso, o fracking seca os reservatórios de água nas áreas onde é utilizado, até 10 km ao redor dos poços.

A água é necessária para fazer centrais eletricas, mas cada vez menos devido à eficiência e reciclagem

Como todos os processos industriais, o fabrico de painéis solares envolve o uso de água. Mas os métodos inteligentes na produção industrial – como eficiência e reciclagem – podem minimizar as pegadas hídricas e os impactos ambientais.

Uma organização de conservação de água chamada "River Network" fornece uma análise comparativa do ciclo de vida do uso da água de fontes de energia. De acordo com o estudo, as turbinas eólicas e painéis de https://selectra.pt/energia/info/energias-renovaveis consomem muito menos água. Uma razão importante é que as centrais elétricas usam menos água quando são fabricadas e instaladas, não sendo necessária água para gerar eletricidade durante toda a sua vida operacional (os painéis podem durar mais de 35 anos).

Carros elétricos consomem menos água do que carros a combustível

O uso de energia solar também pode reduzir a sua pegada hídrica nas estradas. Como a geração de energia solar tem uma pegada hídrica baixa, dirigir um veículo elétrico alimentado por painéis solares também tem um impacto mínimo na água, especialmente quando comparado à gasolina.

Assim como o carvão e o gás natural, o petróleo precisa de uma grande quantidade de água para extrair e processá-los. O Laboratório Nacional de Argonne estima que aproximadamente 3-6 barris de água são usados para produzir um barril de gasolina. Os Estados Unidos consomem cerca de 375 milhões de barris de gasolina por dia, o que se traduz em 100 bilhões de barris de consumo de água por ano. Da mesma forma, eles podem envolver grandes quantidades de água no cultivo e processamento de culturas energéticas. Argonne estima que a criação de um único barril de etanol à base de milho pode exigir até duzentos barris de água.

Se deseja poupar água, dirigir um veículo elétrico movido a energia solar é provavelmente uma boa escolha.

Existem painéis de energia solar flutuantes nos rios e no mar, que economizam muita água evitando a evaporação

Existem centrais elétricas flutuantes, também chamadas de "flotovoltaicas" que estão na moda uma vez que cobrem parcialmente reservatórios e grandes massas de água com centrais elétricas, isso não só aumenta a energia limpa, mas também reduz a evaporação.

Por exemplo, quando um vinhedo em napa instala painéis flutuantes num reservatório de rega, ele não apenas alimenta o vinhedo, mas também reduz a evaporação em 70%. A evaporação pode resultar em perdas drasticas de água doce.

Painéis solares ajudam a melhorar a gestão e a eficiência da água nos locais

Os aquedutos costumam gastar grande parte de seu orçamento em energia. As instalações de água movidas a energia solar não requerem tanta eletricidade quanto as centrais de uso intensivo de água.

Com contas de energia mais baratas, as comercializadoras de água podem usar os recursos extras para melhorar a tecnologia e a eficiência. Eventualmente reduzindo custos e melhorando a qualidade da água tratada. Esta é uma boa notícia para todos os consumidores de água e para todos aqueles que querem economizar dinheiro e em uso.

A economia de água devido aos painéis acelera exponencialmente devido à implementacao de centrais elétricas em todo o mundo

Temos que resolver rapidamente os problemas de água, pois em muitos países já sofremos com a sua falta apesar da existência de enormes recursos hídricos. No entanto, é difícil encontrar uma solução de economia de água que esteja se expanda mais rápido que a energia solar. De fato, nos Estados Unidos um sistema de https://lojaluz.com/faq/paineis-solares é instalado a cada 2,5 minutos em empresas ou residências, enquanto na maoiria dos paises ainda há um longo caminho a percorrer para gerar e incentivar essa cultura ambiental na vida das pessoas.
— -

*Selectra (Portugal)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project