ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Entrevista/ Guia de Serviços: Diretora-geral anuncia aposta na modernização e expansão da firma 17 Fevereiro 2023

A Guia de Serviços, que opera com mais de 130 colaboradores, completa, neste mês, 16 anos de experiência em matéria de prestação de serviços no mercado cabo-verdiano. A Gerente Neusa Silva anuncia, em entrevista ao Asemanaonline, a aposta da empresa em expandir as atividades a nível nacional com acréscimo de mais uma filial na ilha do Sal e internacional, considerando os países vizinhos da África. Prevê ainda a modernização dos serviços, com destaque para a limpeza profissional através de uma viatura com plataforma elevatória recém-adquirida e novos serviços ligados ao catering. «Somos uma empresa com diferencial competitivo devido à diversidade das áreas de prestação de serviço e primazia pela qualidade e inovação», asseverou Neusa Silva, na entrevista que publicamos a seguir.

Entrevista conduzida Por: Silvana Gonçalves/Redação

Entrevista/ Guia de Serviços:  Diretora-geral anuncia aposta na modernização e expansão da firma

A Semana- Apresente a Guia de Serviços e suas principais áreas de atuação.

Neusa Silva- A Guia de Serviços, uma Sociedade Unipessoal Lda., é uma empresa cabo-verdiana de prestação de serviços, criada em fevereiro de 2007. Este ano, mais concretamente a 22 de fevereiro, completa 16 anos de existência. É uma empresa relativamente jovem, tanto no mercado como no tocante ao quadro de pessoal.

Criei a Guia de Serviços quando voltei do Brasil, onde tirei a licenciatura na Administração e Pós-Graduação em Marketing e Recursos Humanos. No início, tive muitos constrangimentos na criação da empresa, porque havia poucas informações acerca do assunto e não sabia quais instituições deveria recorrer até estruturar o plano de negócios idealizado.

A criação da Guia de Serviços foi muito necessária na altura, visto que ainda não havia disponível no mercado empresas com serviços semelhantes. Num primeiro momento o objetivo foi o dar aos jovens a oportunidade em termos ofertas de trabalho diferenciado do que existia no mercado. Num segundo momento, o intuito era realizar formações, tendo em conta a enexistência de perfis adequados para a realização dos serviços propostos.

No decorrer do tempo, a empresa materializou-se com cinco distintas áreas de atividades: Eventos empresariais, Formação profissional, Segurança e vigilância Privada, limpeza e Cedência de pessoal.

A Guia de Serviços é acreditada para ministrar formações de níveis e de capacitação e contínua. Tem igualmente alvarás que permitem a formação e capacitação de vigilantes e atuação na área.

Com quantos trabalhadores a empresa opera neste momento e como estão distribuídos por áreas de atividade e ilhas?

- A Guia de serviços presta praticamente serviços em todas as ilhas de Cabo Verde. Neste momento, temos a nossa sede na praia, Achada de Santo António, mas temos também uma filial em São Vicente e representações nas outras ilhas, nomeadamente na ilha do Fogo. No entanto, já estivemos presentes nas ilhas de Santo Antão, Boa Vista e Sal.

Atualmente a empresa opera com 130 colaboradores, incluindo prestadores de serviços, sendo que a maioria localizada na cidade da Praia.

O que difere os serviços prestados pela Guia em relação aos concorrentes?

- Temos um diferencial acentuado. Em primeiro lugar por ser uma empresa jovem no mercado, com um coletivo dinâmico que reflete no dinamismo e na flexibilidade na execução do trabalho. De salientar ainda a nossa diversidade de áreas de prestação de serviços, que aliadas às políticas internas e missão da empresa, permitem-nos facilitar o dia a dia dos clientes. Um outro diferencial a destacar é a garantia que damos de que todos os serviços são realizados com base na qualidade, pois, a empresa possui três certificações a nível internacional e outras certificações e autorizações a nível nacional. A nível de certificação internacionais, temos
certificações na área de Segurança Alimentar- ISO 22000, tendo em conta que trabalhamos com eventos, fornecendo serviços de catering; Sistema de Gestão da Qualidade- ISO 9001, que abrange todos os nossos serviços, garantindo qualidade na nossa prestação; ISO 45001 Saúde e Segurança no Trabalho, com a finalidade de garantir a segurança aos clientes e aos colaboradores durante a prestação do serviço. Queremos com isso assegurar aos clientes a qualidade nos serviços prestados, mantendo sempre a filosofia da melhoria continua dos processos.

Crises e manutenção no mercado

Mudemos de assunto. Depois da crise da pandemia da Covid-19, com o impacto negativo num ambiente de negócio, surge em 2022 a Guerra na Ucrânia que está a ter consequências gravosas num aumento dos custos dos fatores de produção, afetando gravemente a atividade empresarial em Cabo Verde. Como a Guia de Serviços tem lidado com essas situações e driblado os problemas que surgem?

- Assim como muitas empresas, a Guia de Serviços atravessou dificuldades e constrangimentos durante e pós pandemia. Contudo, por ser resiliente, soube aproveitar as oportunidades surgidas em meio às adversidades e continuar paulatinamente a desenvolver as atividades da empresa.

Deste modo, a Guia aproveitou o momento da pandemia, em que a higiene foi fator importantíssimo no combate à doença, para introduzir no mercado uma máquina de desinfestação de espaços.

A Guia de Serviços conseguiu manter as atividades da empresa em algumas áreas, nomeadamente as de cedência de pessoal, limpeza e serviço de segurança e vigilância. Por outro lado, as áreas de formação e de eventos estiveram inativas durante alguns meses, sendo que a logística para realização do serviço era incompatível com a realidade do momento.

Tivemos uma baixa na faturação de quase 50%, porém o restante deu para pagar minimamente as contas.

Não tivemos que recorrer aos apoios bancários nem tivemos necessidade de fazer grandes despedimentos.

Em relação a Guerra na Ucrânia, em que causou a subida de preço nos produtos e serviços, tentamos não repassar para os clientes os valores do aumento, mas obviamente que houve alguns serviços que tivemos que fazer esse reajuste.

Aposta na modernização e expansão

Consta que a sua empresa pretende expandir atividades em novas áreas. Pode precisar esses novos serviços?

- A empresa pretende expandir futuramente em novas áreas de negócio.
Neste ano, a Guia de Serviços quer abrir uma outra filial na ilha do Sal. A propósito, já temos correspondentes na ilha.

Um outro objetivo a atingir é, até ao final do ano, concretizar a sua expansão a nível internacional, pelo menos para um país africano ou europeu, dependendo da garantia que conseguimos para a prestação de alguns serviços.

Com isso, a empresa já investiu ou vai investir na aquisição de equipamentos, nomeadamente viaturas profissionais para limpeza industrial e outros materiais de intervenção?

- Pretendemos reforçar os investimentos em todas as áreas de prestação de serviços.

A empresa adquiriu recentemente novas viaturas padronizadas para reforçar a frota e os serviços prestados tanto na Cidade da Praia como em São Vicente. A aquisição da viatura com plataforma elevatória para o serviço de limpeza permite a empresa realizar serviços em alturas com segurança e rapidez, possibilitando a cobertura de um nicho de mercado por explorar dado a grande tendência do crescimento em altura da cidade.

Na área de eventos, vamos investir, trazendo equipamentos do exterior para prestar o serviço de eventos com maior qualidade.

Aniversário da empresa e perspetivas para 2023

A Guia faz anos este mês de fevereiro. Como pretende assinalar a data?

- Queremos dar a conhecer ao público o trabalho feito pela empresa, fazendo as pessoas saber que a Guia de Serviços é uma empresa de referência no mercado cabo-verdiano.

Queremos mostrar as diversas áreas que atuamos, os serviços prestados que servem para dar respostas a demandas de pessoas particulares, empresas públicas e privadas, autarquias, etc.

A aposta é mostrar tudo o que a empresa tem feito e pode fazer e onde as pessoas possam confiar nos serviços a nós adjudicados. A celebração de mais um aniversário da Guia de Serviços vai ser, portanto, uma oportunidade para mostrar, mais uma vez, a empresa jovem, fácil de trabalhar e com qualidade, ajudando as pessoas a atingirem os seus desejos.

Quais são as principais perspetivas da empresa para o ano de 2023?

- Um dos desafios é aumentar a faturação, tendo em conta os investimentos concretizados, além de abrir mais uma filial na ilha do Sal. Por outro lado, temos um conjunto de equipamentos que pretendemos adquirir para reforçar o nosso serviço, nomeadamente equipamentos de limpeza, segurança e vigilância.

Futuramente vamos lançar novos serviços na parte da cozinha, trazendo novidades e mais opções para o mercado cabo-verdiano.

Destacamos ainda o nosso plano de inovar a nível das formações, criando uma plataforma para dar assistência às aulas online, visto que Cabo Verde é um país arquipelágico e os alunos que estão nas ilhas possam também ter acesso às aulas sem se deslocarem.

Uma outra perspetiva da empresa para este ano é a de dobrar o número de clientes, principalmente no serviço de cedência de pessoal, muito procurado neste momento. Com isso, a Guia de Serviços vai criar oportunidade de emprego para jovens e garantir a qualidade de serviços aos clientes.

Empresa distinguida com dois prémios

Consta que a Guia de Serviços já recebeu duas distinções pelos serviços prestados.

- Sim. O trabalho árduo feito pela Guia de Serviços ao longo dos anos fez com que a empresa ganhasse alguns prémios. Consideramos ser os mais importantes o prémio de Jovem Empresário, atribuído em 2014, e o prémio de Mulher Empresária, atribuído em 2021, ambos pela Câmara do Comércio (identidade máxima em termos de representatividade do empresariado nacional).

Essas distinções trazem muito orgulho para nós e mostra que a empresa está no caminho certo.

.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project