“Tendo em conta a recente participação de Cabo Verde no Fórum Económico Coreia - África (KOAFEC), o seu interesse em promover a cooperação com a Coreia do Sul e em envolver vários atores nacionais, está agendado um conjunto de encontros entre o Governo e o Enviado Especial do Presidente da Coreia”, detalhou em comunicado.
Bang Moon-Kyu lidera uma vasta delegação coreana.
A agenda inclui encontros com o ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde, Alexandre Monteiro, assim como uma visita ao Parque Tecnológico de Cabo Verde, seguido por uma reunião com o vice-primeiro-ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia.
Ainda durante a tarde de sexta-feira, o Ministério das Finanças vai acolher um encontro de cooperação Cabo Verde-Coreia do Sul, organizado em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.
No encontro serão assinados um termo de doação de equipamentos com o Ministério da Agricultura e Ambiente e um memorando de entendimento entre as câmaras de comércio dos dois países.
Seguir-se-á uma reunião com o setor privado cabo-verdiano.
Às 18:30 (20:30 em Lisboa) de sexta-feira, Yoon Suk-yeol será recebido pelo Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves.
A agenda termina no sábado com uma reunião entre a comitiva da Coreia do Sul e o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
A conferência ministerial do Fórum Económico Coreia – África decorreu entre 12 e 15 de setembro na cidade coreana de Busan, dedicada ao tema “Transição Energética e Transformação Agrícola justas, em África”.
O KOAFEC foi criado em 2006 e a reunião deste ano foi a primeira em modo presencial, após a pandemia de covid-19. A Semana com Lusa