As vítimas de mais uma overdose pelo opiáceo eram alunos do 12º ano num liceu do Texas. Grant Blodgett, de 17 anos, e Irene Sunderland, de 18 anos, foram encontrados já sem vida no quarto dela.
A mãe deparou-se com ambos "desmaiados" e rodeados de drogas e o opiáceo Fentanil, medicamento vendido por receita médica, segundo a televisão KHOU 11 citada pelas fontes.
Abdulbaaith Adewale, de 19 anos, (foto ao alto) está preso a aguardar julgamento por diversos crimes, sendo os mais graves os de homicídio e participação num esquema de distribuição de droga potencialmente fatal.
Consumo de narcóticos em alta
Segundo estimativas do UNODC-Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes, as novas tendências para o consumo de narcóticos estão a mudar as fontes mundiais de abastecimento.
Além das fontes asiáticas que estão a substituir a Colômbia e México, despontam "empreendedores nacionais" (como esse adolescente Abdulbaaith Adewale) que usufruem da sua janela de oportunidades — não importando os meios.
Entre as fontes asiáticas domina a China. Mas há bom espaço de manobra para a Birmânia/Myanmar, Tailândia e Laos, países do sudoeste asiático onde esse negócio bilionário é "protegido por milícias privadas", segundo um relatório recente divulgado pela Reuters.
Fontes: Sun.co.uk/Dallas Times/. Relacionado: Overdose de Fentanil causa morte de bebé de 10 meses, 01.mai.022; Rapaz de 12 anos entre 120 mil óbitos/ano por overdose após faxina de Fentanil no laboratório do tio, 27.mar.022; Condenado a 25 anos de cadeia, Le Roux "senhor da África Oriental, ", 10.jul.020. Fotos (Getty/Reuters): Adewale de 19 anos está preso a aguardar julgamento pelos crimes de fornecer ... e pode passar a maior parte da sua vida na cadeia. A epidemia de que desde 2019 não se fala — mortes por opiáceos como o Fentanil/Fentanyl (uma só dose de 2 mg já é fatal — responsável por 120 mil mortes anuais só nos Estados Unidos. Cada vítima está representada na instalação artística que em 2018 procurou consciencializar para a crise dos opiáceos.