Nesta primeira edição da Triocean, as equipas teriam de fazer uma competição de natação, num percurso de quilómetro na praia da Laginha, seguindo-se 14 quilómetros em ciclismo, no trajecto Laginha-São Pedro-Laginha e, por último, o percurso de sete quilómetros em atletismo, com partida da Laginha até à cidade do Mindelo e regresso à praia da Laginha.
Quem levou a melhor foi a equipa de Artur Silva que conseguiu completar a prova no tempo de 01:18:15 (uma hora, 18 minutos e 15 segundos) e recebeu um prémio no valor de 90 mil escudos.
Para o atleta foi uma grande vitória porque já tinham constituído a equipa há muito tempo e estavam a treinar com foco em fazer uma boa prova.
“Independentemente do lugar em que iríamos ficar, estaríamos contentes. Foi um trabalho de equipa e estávamos confiantes de que íamos fazer uma boa prova e calhou-nos o primeiro e ficamos contentes”, afirmou sublinhando que, apesar do colega ter saído da prova de natação em 8º lugar, o atleta de ciclismo recuperou o tempo e conseguiu uma vantagem que os ajudaram no final da competição.
“O Bruno saiu no 8º lugar na prova de natação, o ciclismo Nélio gastou o poder do seu esforço, recuperou e veio em primeiro e eu corri mais, para manter o meu ritmo e conseguimos”, analisou.
No segundo lugar da competição ficou a equipa do Sal com o tempo de 01:19:23 e foi premiada com 75 mil escudos. Segundo o representante, Eliézer Soares, os atletas ficaram “bastante satisfeitos” com o segundo lugar.
“Ficaríamos mais satisfeitos com o primeiro, mas, por ser a primeira vez que a nossa equipa está a participar numa competição deste tipo, foi excelente. O meu nadador saiu da água com um pouco de atraso, mas num tempo que me garantiu uma capacidade de fazer boa recuperação e entregar o meu atleta bom tempo junto com o primeiro classificado”, explicou Eliézer, para quem só não conseguiram alcançar o primeiro lugar devido a um desconforto muscular de um dos atletas da sua equipa.
Quem fechou o pódio foi a equipa mista constituída por atletas de São Vicente e de Santo Antão. Com o tempo de 01:19: 51 segundos a equipa recebeu um prémio no valor de 60 mil escudos.
Conforme o representante, Ivan Fortes, o objectivo era divertir, fazer o melhor possível e tentar conseguir os melhores resultados”.
Segundo o responsável da Triocean, Anísio Évora, a organização ficou satisfeita com a abrangência da competição porque conseguiram ter a participação de 18 atletas de todas ilhas, à excepção do Fogo porque os atletas dessa ilha iriam participar numa competição local.
Depois do Triocean, acrescentou, as actividades que marcam o início da sexta edição da Cabo Verde Ocean Week prosseguem no polivalente da zona piscatória de Salamansa com uma feira gastronómica de produtos do mar do Mar. A Semana com Inforpress