NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Equipa técnica IPC no Fogo para diagnosticar os imóveis de valor patrimonial e dos centros históricos 05 Abril 2018

Encontra-se no Fogo uma equipa técnica do Instituto do Património Cultural (IPC), afecta à Direcção de Monumentos e Sítios (DMS), para iniciar o levantamento no terreno e proceder ao diagnostico dos imóveis de valor patrimonial e dos respectivos Centros Históricos da ilha. Um trabalho a ser realizado em parceria com as Câmaras Municipais de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina.

Equipa técnica IPC no Fogo para diagnosticar os imóveis de valor patrimonial e dos centros históricos

Conforme fontes deste jornal, este trabalho de levantamento e diagnostico servirá de base para a elaboração do Plano de Salvaguarda dos Centros Históricos, bem como para o Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos, financiado pelo Governo de Cabo Verde.

Note-se que, o centro Histórico de São Filipe, pelo seu valor histórico e patrimonial, foi elevado à categoria de Património Nacional em 2012. Actualmente integra a lista indicativa de Cabo Verde na UNESCO.

De acordo com a programação, a equipa técnica do IPC vai estar de visita aos três municípios da ilha até o próximo sábado,07 de Abril. Em São Filipe, além da realização de um inventário de todos os edifícios com valor patrimonial no município, a equipa técnica do IPC deverá orientar a edilidade nas obras em perspectiva para o centro histórico, nomeadamente na realização de calçada artística e na reconstrução dos passeios, numa primeira fase, e, na recuperação, através dos proprietários, de alguns sobrados do centro histórico, numa fase seguinte.

Já nos Mosteiros e em Santa Catarina, a equipa do IPC fará um inventário de todos os edifícios com valor patrimonial nesses municípios, devendo, posteriormente, realizar entrevistas com os munícipes das duas autarquias do Fogo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project