O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália revelou, na rede social Facebook, que a "altura da coluna eruptiva foi estimada em cerca de 4.500 metros de altitude", conforme escreve o Notícias ao Minuto (NM).
A atividade eruptiva continuou durante menos de três horas - entre as 16h e as 18h30 (hora de Portugal continental).
De acordo com a agência noticiosa internacional francesa AFP, o Etna é o vulcão ativo mais alto da Europa, com mais de 3,3 mil metros de altura, e tem entrado em erupção frequentemente nos últimos 500 mil anos.
O Etna é considerado um vulcão seguro - a maioria das erupções não coloca em perigo aqueles que visitam ou vivem na área.
Ainda segundo o NM, muitas vezes, o maior inconveniente são as cinzas que cobrem as cidades vizinhas durante as erupções. Isto também obriga o aeroporto de Catânia a fechar ocasionalmente, como ocorreu em maio e agosto deste ano.
No entanto, o vulcão está sob intensa vigilância. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia possui um sistema de câmaras, sensores e computadores no local que registam e comunicam tremores em tempo real.
Imagens captadas por residentes no local e partilhadas nas rede sociais mostraram a lava derretida a iluminar o céu noturno.