REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Uni-cv: Docentes publicam estudo sobre sistemas e segurança alimentares em Santiago na revista científica internacional «Agriculture» 24 Junho 2020

Seis docentes da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Universidade de Cabo Verde acabam de publicar um artigo científico na revista internacional «Agriculture» sobre sistemas alimentares e segurança alimentar na ilha de Santiago.

Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Uni-cv: Docentes publicam estudo sobre sistemas e segurança alimentares em Santiago na revista científica internacional «Agriculture»

O ASemanaonline apura que os autores do presente trabalho são os professores universitários Arlindo Fortes, Vladmir Ferreira, Elsa Simões, Isaurinda Baptista, Stefano Grando e Erik Sequeira.

Segundo eles, trata-se de um estudo que analisa o papel e a contribuição das pequenas explorações agrícolas e dos pequenos negócios alimentares para o sistema alimentar e para a segurança alimentar na ilha de Santiago. «Os dados foram recolhidos no âmbito do projeto SALSA (Pequenas explorações agrícolas, pequenos negócios alimentares e segurança alimentar e nutricional sustentável), financiado pelo programa HORIZON2020 da União Europeia, tendo como referência quatro produtos básicos (tomate, frango, milho e banana)», lê-se num documento remetido a este jornal.

Revela a mesma fonte que, numa análise pormenorizada, os resultados mostram que os subsistemas de produção, transformação, distribuição e consumo são diferentes nos diferentes mapas dos sistemas alimentares dos quatro produtos indicados, com inter-relações complexas e diversificadas entre as pequenas explorações agrícolas e os pequenos negócios ligados a vários mercados e a todo o tipo de intervenientes.

«Apesar da sua vulnerabilidade a fatores ambientais, as pequenas explorações agrícolas têm um papel muito importante na melhoria e diversificação da segurança alimentar e da alimentação na ilha de Santiago. Além disso, as pequenas explorações agrícolas e os pequenos negócios do sector alimentar tendem a contribuir para a criação de emprego nas populações circundantes, incluindo a luta contra a pobreza rural, reforçando os meios de subsistência rurais», dizem os autores do documento.

A fazer fé na mesma fonte, o estudo contou ainda com a participação de um pesquisador da Universidade de Pisa, Itália, o Prof. Doutor Stefano Grado. Pode-se aceder ao mesmo através deste link:https://www.researchgate.net/publication/342051029_Food_Systems_and_Food_Security_The_Role_of_Small_Farms_and_Small_Food_Businesses_in_Santiago_Island_Cabo_Verde
https://www.mdpi.com/2077-0472/10/6/216

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project