MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Escola luta para evitar fecho: inscreve 15 ovelhas 12 Maio 2019

Escolas há que recorrem a todos os meios possíveis para manterem as portas abertas. Uma luta pela sobrevivência, que leva a manter turmas com um número reduzido de alunos. Que leva a criar atividades extracurriculares. Que leva a gerar uma maior proximidade entre as gerações, através da escola. E em França, esta semana, o pastor levou as suas ovelhas e carneiros, com registo emitido pela câmara. Tudo para fazer o número exigido pelo Estado para manter o bom funcionamento da escola primária local.

Escola luta para evitar fecho: inscreve 15 ovelhas

As ovelhas da foto estão a caminho da escola de Crêts-en-Belledonne, no sul de França. Mas nesta terça-feira, 7, só iam ser “oficialmente” escolarizadas quinze delas. As outras quase quarenta, foi mesmo para dar força — dir-se-á.

Ainda não tinha tocado o sino das oito, já o recreio da escola, a c.30 km de Grenoble, tinha mais de meia centena de ovelhas e carneiros a ocupar o espaço. Quinze entraram para a secretaria com o respetivo assento de nascimento – necessário para a inscrição para o próximo ano letivo, 2019-20 a iniciar em setembro.

Foi em março que o Ministério da Educação “sem ter em conta as necessidades educativas das crianças decidiu com base só em números que iria fechar uma turma”, disse à TV France Bleu-Isère, na terça-feira, a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação que organizou o protesto e a inscrição simbólica.

A manifestação encabeçada pelo pastor e seu rebanho faz sorrir – e a batalha foi ganha.

Há mais notícias de escolas que, para manterem as portas abertas, recorrem a todos os meios possíveis. Uma luta pela sobrevivência, envolvendo a comunidade local, que leva a manter turmas com um número reduzido de alunos. Que leva a criar atividades extracurriculares. Que leva a gerar uma maior proximidade entre as gerações, através da escola.

https://actu.fr/insolite/quinze-moutons-inscrits-lecole-eviter-une-fermeture-classe_23625718.html. Foto: É tudo simbólico.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project