EDUCAÇÃO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Escolas na cidade da Praia reabrem portas para o novo ano lectivo 02 Novembro 2020

O novo ano letivo na Cidade da Praia começou esta segunda-feira,02, com todas as condições de segurança sanitária garantidas pela Direção Nacional de Educação. Em relação ao resto do país, o ano letivo na cidade da Praia está um mês atrasado devido ao consecutivo número alto de casos positivos do sars- cov 2 na capital do país.

Escolas na cidade da Praia reabrem portas para o novo ano lectivo

Com cerca de 30 mil alunos e mais de dois mil professores começaram as aulas na cidade da Praia e segundo uma entrevista à Rádio de Cabo Verde, a Diretora Nacional de Educação, Eleonora Sousa, garante que todas as condições sanitárias foram criadas para um início, sem sobressaltos, no município mais afetado pela pandemia da covid 19 em Cabo Verde.

“Esta situação exige, de todos, o cumprimento das normas de segurança, não só das escolas. As escolas têm o desafio de criar todas as condições para que as normas de segurança sejam cumpridas quais sejam a higienização dos espaços, a desinfecção das mãos, a utilização das máscaras, o distanciamento… foi tudo ponderado e criadas as condições, foi tudo programado: as salas de aulas, os horários, o calendário para que possamos funcionar”, garantiu Eleonora Sousa.

As autoridades ligadas à educação e à saúde consideram que há condições para as aulas presenciais serem retomadas, na capital, ainda que de forma faseada.

“Nós estamos a abrir com o primeiro ciclo, ou seja do primeiro ao oitavo ano; com o 11º e o 12º anos. Estes alunos terão uma semana para se adequarem às novas normas. Depois, na segunda semana, será o 5º e o 6º anos. Na terceira semana, a partir do dia 16, teremos todos os alunos nas salas de aulas. Foi esse o critério que nós utilizamos para garantirmos um trabalho mais musculado com os nossos alunos no que se refere ao cumprimento das regras”, explicou a Diretora Nacional de Educação.

O calendário publicado pelo Ministério da Educação aponta que hoje têm início as aulas dos 1º, 2º, 3º e 4º anos e também do 8º, 11º e 12º anos. Uma semana depois, a 9 de novembro, têm início as aulas do 5º e 6º anos. Por último, a 16 de novembro, será a vez dos 7º, 9º e 10º anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project