INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Espanha: ’Cadeirante holandês’ é detido por bater e roubar turista alemão 29 Agosto 2022

O turista alemão, de 62 anos, passeava com a esposa no centro de Mallorca, na terça-feira, quando foi vítima de um assalto violento que o deixou a sangrar por entre dores lancinantes e gritos de dor. Enquanto era levado ao hospital, a polícia deitava a mão ao seu agressor, um deficiente motor que se desloca em cadeira de rodas. Três dias depois, o assaltante — que a imprensa espanhola identifica como Joseff M., "nacional holandês" de 56 anos — é fotografado a sair da ambulância para entrar no tribunal da ilha mediterrânica de Palma, acusado de roubo com violência.

Espanha: ’Cadeirante holandês’ é detido por bater e roubar turista alemão

Várias pessoas, na sua maioria turistas, presentes na concorrida plaza del Olivar de Palma, no centro de Mallorca, viram a cadeira de rodas em alta velocidade a deixar o local. Mas demoraram a perceber o que se tinha passado: um deficiente motor em cadeira de rodas aproximara-se da sua vítima e em fração de segundos atingiu-o no rosto com um murro tremendo para o neutralizar enquanto lhe fugia com a carteira.

O alemão e a esposa, ambos de 62 anos, surpreendidos no seu passeio tranquilo com essa inaudita violência protagonizada por um deficiente que de repente se ergue da cadeira, ainda tentaram correr atrás do ladrão, que ninguém da multidão teve espírito para deter. Mas o ladrão já ia longe enquanto aumentavam as dores da sua vítima.

A polícia de vigilância no local por fim acabou por ser acionada e deitou a mão ao assaltante que já ia longe na sua cadeira de rodas.

Enquanto uma ambulância levava a vítima ao hospital, foi chamada uma segunda ambulância para transportar o preso. Em Espanha — mas não só, parece que em nenhum país — os veículos da PN não estão nada aptos a transportar assaltantes ... em cadeira de rodas.


"O que o turismo estragou"

Outro hotspot turístico mediterrânico é San Antoni que nos anos de 1970 se abriu ao turismo. "Vinha gente de qualidade", relembram com saudade as gémeas Leo e Maria Roig que "no fim deste ano" completam setenta anos. Entrevistadas pela televisão local, contam. "A nossa mãe era de Valencia e casou com o nosso pai Vicente Roig que era daqui".

Leonida tinha mãos de fada: "Éramos as meninas mais bem vestidas de San Antoni. A Mãe costurava, bordava". Só ela "sabia o ponto canário e ensinou metade da ilha a bordar", o mesmo que dizer "todas as mulheres de San Antoni".

Com as filhas já mais crescidas, Leonida decidiu abrir a loja-atelier Can Roig, "a primeira loja de bordados da ilha", diz Leo. Os bordados destacavam-se. "Os estrangeiros ficavam encantados, em especial com o bordado de ponto canário".

Esses turistas, diz Leo a porta-voz da dupla, "eram gente de qualidade, sabiam apreciar a nossa cultura, a nossa paisagem, o sossego da nossa terrinha... "

"Eram gente muito boa. Nada desses jovens que os operadores turísticos começaram a trazer para aqui".

Há seis anos tiveram de fechar a Can Roig, em parte desgostosas com a nova avalanche turística, "de gente que não sabe apreciar aquilo que temos". Agora elas que não conseguem "estar paradas", tiveram de preencher o vazio deixado pelo desativar das "três lojas que chegámos a ter".

E se mudar? As gémeas — — admitem que "começámos a ver alguma mudança depois de todo o desastre". Explica Leo: "Os promotores turísticos começaram a construir hotéis de qualidade.

"Se mudar até podemos reabrir (as três lojas que chegámos a ter)", diz a loquaz Leo vestida de branco e Maria, vestida de escuro, acena que sim.

Fontes: Ultimahora.es/TVE/ Fotos: La Seu em catalão é a Catedral-Basílica de Santa Maria na ilha mediterrânica de Palma de Mallorca. O principal edifício religioso da ilha de Mallorca começou a construir-se a partir de 1300. Por mais de um século e meio incompleto, a conclusão do templo católico — erguido sobre uma mesquita e traçado em estilo gótico levantino — deu-se quando se começavam a colocar as primeiras pedras da cabo-verdiana Sé Catedral da Cidade Velha, de Santiago.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project