INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Espanha: Exílio do rei que recebeu 100 ME de comissões dos sauditas 04 Agosto 2020

Este é um dia triste para a Espanha que vê partir para o exílio o rei que permitiu a democratização do país em duas ocasiões e a reconciliação da esquerda e da direita após a dilacerante guerra civil e o pesadelo franquista.

Espanha: Exílio do rei que recebeu 100 ME de comissões dos sauditas

O rei emérito de 82 anos justifica, em carta ao rei Felipe VI, "a minha ponderada decisão de me mudar, neste momento, para fora de Espanha": "O meu legado e a minha dignidade pessoal assim mo exigem".

Nos três parágrafos da carta ao filho divulgada esta segunda-feira, o anterior chefe de Estado põe em destaque que quer acabar com a pressão sobre Felipe vinda nas últimas semanas, de diversos setores, incluindo o governo.

Juan Carlos diz-se "guiado pela convicção de prestar o melhor serviço ao povo espanhol, às suas instituições e a ti como Rei".

Juan Carlos I foi chefe do Estado espanhol de 1975 a 2014, ano em que renunciou ao trono para o filho Felipe VI.

Majestade, querido Felipe

A carta ao filho começa com a saudação "Majestade, querido Felipe" e em estilo que mistura o solene e o familiar, o anterior chefe de Estado destaca que é "com o mesmo dever de servir a Espanha que inspirou o meu reinado e perante a repercussão pública" que tiveram "certos acontecimentos passados da minha vida privada", que "desejo manifestar-te a minha total disponibilidade para facilitar-te o exercício das tuas funções".

A acompanhar a carta, o rei Felipe incluiu um parágrafo em que agradece a Juan Carlos "o legado e a obra política e institucional ao serviço da Espanha e à democracia".

..
Fontes: Le Figaro/ El País/La Vanguardia... Relacionado: Rei de Espanha repudia riqueza do pai envolta em ilegalidades, 16.jun.020; Crise no Reino de Espanha: Juan Carlos e 65 milhões de "presente de amor" a Corinna, 6.jul.020; Espanha: Tesouro pagou tesourinhos d’El Rey, 23.jul.020. Foto(AFP): O rei emérito Juan Carlos sob ameaça de investigação judicial deixa a Espanha.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project