À chegada à habitação, os agentes da Polícia Nacional bateram à porta, mas sem sucesso. Entretanto, através de uma casa contígua, conseguiram comunicar com a menina, que aceitou abrir a porta. Já no interior, depararam-se com a criança de quatro anos, que a mãe tinha deixado sozinha durante a noite para ir trabalhar.
A menina revelou que tinha muita fome porque não comia nada há várias horas, desde o meio-dia, altura em que comeu "um pedaço de pão". Dado pela mãe, pelo padrasto ou por outra pessoa da casa sobrelotada?
De acordo com as autoridades, citadas pelo jornal El País, a casa — compartilhada com várias outras pessoas, nenhuma das quais ali se encontrava essa noite — estava em "condições insalubres, com bolor nas paredes e lixo no chão" e "aparentemente" não havia "comida" na cozinha.
A nacional colombiana, que trabalhava num bar no outro extremo de Madrid (em Usera-Villaverde), onde foi localizada, confessou que deixava a menor sozinha "algumas vezes" durante o seu horário, entre as 22h e as 4h.
Segundo uma porta-voz da polícia ao El País, a progenitora de 27 anos foi detida. Vai responder por abandono de menores e por se encontrar em Espanha sem documentos legais.
A edição de hoje (segunda-feira 20) do El País informa que a mãe foi horas depois libertada e a menina "está sob tutela do Estado".
França: Pai deixa filhos sozinhos 2 H e funcionários alertam polícia
No sudeste francês a uns seiscentos quilómetros de Paris, um homem de 58 anos deixou os dois filhos, de 4 e 5 anos, por mais de duas horas na área de diversão dum McDonald’s. A mãe grávida estava em casa e não fazia ideia do que tinha acontecido.
Quando o pai finalmente apareceu, no local onde deixara as crianças, não as encontrou e tinha a polícia à espera para o prender.
Foram os funcionários do restaurante, em Valence, que chamaram a polícia ao não verem nenhum adulto responsável pelas crianças regressar.
No local, a polícia tentou interrogar os dois meninos, que não conseguiram explicar onde viviam. Mas o mais velho contou que não era a primeira vez que o pai os deixava ali "a brincar por muito tempo".
Foi a polícia quem comprou croissants para as crianças, que ainda não tinham comido, antes de as levar para a esquadra, segundo o Dauphiné Drôme.
Fontes: TVE/ El País/Francebleu.fr/Parisien/.... Foto: Mãe detida e a filha foi entregue a uma instituição.