Há um mês, a então adjunta do técnico Jorge Vilda tinha mantido Jenni fora da convocatória da seleção de Espanha: "É a melhor forma de protegê-la", dissera Tomé, que agora substitui Vilda, demitido no meio do escândalo Rubiales.
O presidente suspenso da RFEF-Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, em entrevista no ’Talk TV’, em Londres, exibida na noite de 12-09 justificara a sua demissão com o impacto que poderia ter para a candidatura conjunta, com Portugal e Marrocos, à organização do Mundial de 2030. Entretanto tornara-se cada vez mais credível que tinham sido falsificadas quer as declarações da jogadora a desvalorizar o beijo quer as imagens da sua reação sorridente, já que Jenni Hermoso teve o telemóvel hackeado.
O pedido da tão aguardada demissão surgira ao fim de duas semanas em que o presidente da RFEF lutou com todas as forças contra a desaprovação vinda de vários setores da sociedade espanhola e futebol mundial. A pior sanção veio da FIFA — a autoridade do futebol planetário — que ao suspendê-lo o privou de milionários privilégios (tanto que uma sua segunda residência de Madrid foi na 2ª fª, 11-09 colocada à venda por 2,5 milhões).
Juiz alarga número de testemunhas
O juiz da Audiência Nacional, Francisco de Jorge, vai ouvir no dia 16-11 como testemunhas Laia Codina, a colega de Jenni, e Rafael del Amo, presidente do Comité Nacional de Fútbol Femenino/Comité Nacional de Futebol Feminino.
No dia 2-11, terão sido o assessor de comunicação da RFEFF Pablo García Cuervo e o seu subdiretor Luis de la Fuente; e na antevéspera, 14-11, o psicólogo da seleção feminina e ex-diretor de gabinete José María Timón e o responsável da compliance Javier Pujol.
Em 16 do corrente, o magistrado tinha convocado o selecionador Albert Luque suspeito de coações sobre Jenni — seja de forma direta seja através de outras pessoas como o irmão dela para que ela apoiasse Rubiales.
Telemóvel hackeado
Uma semana depois desse corte radical, Rubiales reencaminhou um vídeo, gravado dentro do autocarro da seleção, em que Jenni Hermoso parece brincar com as restantes companheiras de equipa sobre o que acabara de acontecer, ao ponto de comparar o beijo ao de Iker Casillas a Sara Carbonero, na final do Mundial de 2010.
Mas a jogadora desmentiu, fez saber que o seu telemóvel fora hackeado e o que se via não era real. Jenni desmentiu de novo, como semanas antes desmentira as declarações de Rubiales acerca do seu consentimento. Não, o beijo após a conquista do Campeonato do Mundo de futebol feminino na Austrália chocara-a por ser tão deslocado.
Entretanto, o debate viralizava com vários analistas a apontarem que o facto de "Jenni Hermoso rir-se do beijo" que Rubiales lhe deu "não quer dizer que o beijo está certo. Não vejam o que aconteceu no autocarro a uma luz tão básica".
Certo é que o dirigente da RFEF enviou as imagens do vídeo à FIFA. Pretendia, desta maneira, "defender-se dos constantes ataques de que foi alvo" ao longo da semana anterior, ao mesmo tempo que tentava "desmontar os argumentos" apresentados por Jenni Hermoso.
A própria mãe apareceu em cena: trancou-se na igreja local em greve de fome "até que Jenni diga a verdade". Ao terceiro dia, a sra. Ángeles teve de ser hospitalizada e voltou para casa. A mensagem da mãe que se sacrifica pelo filho terá atingido o alvo.
Em Portugal
O presidente Marcelo criticou a comunicação social que estava a focar nesse fait-divers, que em seu entender se resumia em "discutir se beijou bem se beijou mal". Por isso, em conferência de imprensa pediu o foco em "questões mais graves", como a guerra na Ucrânia.
"Luis sempre foi um machista", diz tio
É o oposto do nepotismo, este em que o tio Juan Rubiales (na foto sobreposta à d.ta) enterrara ainda mais Luis junto da investigação. O seu tio e seu ex-chefe de gabinete entregou provas de que o presidente da RFER e ex-futebolista convidou "um grupo de oito a dez jovenzinhas" para uma festa /orgia em 2020 num chalé privado de Salobreña, Granada (que é um destino turístico). A fatura foi paga com dinheiro da RFEF".
....
Fontes: EFE/El País/El Español/Relevo.es/Jogo.pt/El Mundo. Relacionado: Rubiales enfim demite-se da RFEF — Imagens falsificadas de reação (sorridente) de Jenni que teve telemóvel hackeado, 13.set.023; Mãe de Rubiales em greve de fome trancada em igreja pede "fim da caça desumana e sangrenta", 28.ago.023; FIFA suspende Rubiales a quem RFEF defende atacando jogadora, 26.ago.023; Seleção espanhola ganhou o Mundial mas presidente da RFEF envilece essa glória, 24.ago.023. Fotos: Até o tio Juan Rubiales diz "Luis foi sempre um machista!". (À esqª) Na Austrália, durante os festejos da vitória da seleção espanhola de futebol feminino —que é campeã mundial após derrotar a seleção inglesa —, Rubiales flagrado com um gesto indecoroso estando a dois passos da rainha Letizia. (Ao centro) O beijo da polémica, condenado por "meio mundo" e sobre o qual o primeiro-ministro espanhol se pronunciou de imediato sobre a responsabilização de Rubiales após em sede parlamentar a ministra da Igualdade ter pedido que fosse investigado como "ofensa sexual".