INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Espanha: Tesouro pagou tesourinhos d’El Rey 23 Julho 2020

O rei Felipe VI está sob pressão com as vozes que lhe pedem ação contra o seu antecessor que a investigação em curso põe no centro de mais um escândalo: Juan Carlos I terá usado os cofres públicos para presentear as "amigas especiais", entre elas Corinna Larsen (na foto).

Espanha: Tesouro pagou tesourinhos d’El Rey

A imprensa do reino de Espanha, na edição de hoje (4ªfª, 22), revela que os presentes e outros mimos do rei Juan Carlos I para as "amigas" vinham do Tesouro.

É mais um foco incendiário que rodeia o agora rei emérito, além das contas secretas em bancos suíços e offshore, de que a "amiga especial" é, segundo os investigadores na Suíça e Espanha, uma mera testa-de-ferro (mais uma, entre outros alegados testas-de-ferro do monarca espanhol).

Mácula sobre legado do rei que levou a Espanha da ditadura à democracia

A Justiça de Espanha, que está a investigar os montantes que Juan Carlos recebeu de membros da casa real saudita, suspeita de branqueamento de capitais e fraude fiscal, por comissões recebidas nas obras de construtoras espanholas em empreendimentos sauditas.

Recorde-se que o rei Felipe VI fez, no início de junho, uma declaração pública de repúdio à riqueza do pai envolta em ilegalidades.

O rei de Espanha cortou os laços financeiros dúbios com o seu progenitor, através dum comunicado em que diz renunciar à herança do ex-monarca, "cuja origem, caraterísticas ou finalidade podem não estar em conformidade com a legalidade ou os critérios de probidade e integridade".

Fontes: El País/BBC/.... Relacionado: Rei de Espanha repudia riqueza do pai envolta em ilegalidades, 16.jun.020; Crise no Reino de Espanha: Juan Carlos e 65 milhões de "presente de amor" a Corinna, 06.jun.020. Fotos (AP/Getty): O rei Juan Carlos. O colar de esmeraldas de Corinna (suspeito de ser um presente régio) já está a ser comparado ao ’colar da rainha’ (Maria Antonieta) que, segundo Alexandre Dumas, é um dos motivos subjacentes à execução da família real sob Luís XVI, ditada pelo tribunal da Revolução Francesa. LS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project