ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Espanha e Grécia: Irmão da Rainha Sofia, Constantino II, último rei da Grécia morreu aos 82 anos 11 Janeiro 2023

A primeira notícia do falecimento foi dada pela ERT, a televisão pública helénica: o último rei da Grécia, com menos de dez anos no poder até à restauração da República Helénica em 1974, faleceu na tarde desta terça-feira em Atenas na sequência de um AVC-acidente vascular cerebral.

Espanha e Grécia: Irmão da Rainha Sofia, Constantino II, último rei da Grécia morreu aos 82 anos

O ex-rei morreu rodeado de toda a sua família: a esposa, Ana Maria e os cinco filhos, a irmã Sofia e a outra irmã, Irene da Grécia. Sofia de Espanha, muito ligada ao irmão, voou de Roma para Atenas sem regressar a Madrid após assistir às exéquias do papa Bento XVI no Vaticano.

O tio do rei de Espanha Felipe VI tinha dado entrada num hospital privado de Atenas na semana passada. Desde então ficou na UCI, até à sua morte.

O irmão da rainha emérita Sofia, segundo informa a imprensa espanhola, havia anos que tinha a saúde debilitada, com problemas respiratórios e cardíacos e mobilidade reduzida.

Em dezembro de 2021 foi hospitalizado devido a uma crise isquémica. Escasso mês depois, foi de novo internado após contrair o coronavírus.

Sem nacionalidade

A vida do último rei dos gregos ficou marcada pela perda do trono e pelo exílio. Recusou usar um passaporte em que as autoridades gregas lhe atribuíam o apelido dinamarquês Glücksburg.

Argumentou que o seu nome era "Constantino da Grécia"- Em vão, pois a República Helénica não deferiu o seu pedido para manter esse nome de monarca.

Fontes: BBC/Le Figaro/El Paíd/ EFE/Greek Reporter . Foto: Sobrinho de Filipe marido da Rainha Isabel, é primo do novo rei Carlos III e foi padrinho do príncipe herdeiro William.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project